Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões reabre para visitação, mas com agendamento

Reabertura acontece com a exposição “O Que Resta”, da artista Teca Sandrini

Nesta semana, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões reabriu para visitação com a exposição “O Que Resta”, da artista Teca Sandrini, composta por pinturas de grandes dimensões, desenhos, esculturas e objetos. Mas, para ir ao espaço cultural, é necessário fazer agendamento (saiba como no final da matéria).
“O que resta agora é só cuidar e tratar as pessoas com mais afeto e carinho”. É assim que Sandrini define sua exposição.  “O nome se refere a uma pessoa com idade avançada, como eu. Nos meus 77 anos de idade, o que coloquei nessa exposição foi o afeto, por isso as obras são grandes, é para que o público se sinta dentro da pintura, se envolva comigo como artista”, complementa a artista.
Nas palavras da crítica de arte Maria José Justino, que assina a curadoria da exposição, o trabalho de Teca “é inseparável de sua existência” e os papéis de criadora e criatura se confundem constantemente.
“As retinas fatigadas de Sandrini prosseguem executando a sua reforma doméstica. A pintura continua passional, dramática, brutal, moldada quase que exclusivamente pela cor, que inscreve, no branco da tela, traços cruéis e fortes”, escreve Justino em seu texto “Teca Sandrini, água de todas as possibilidades”, afirma Justino.

VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer prorroga exposição do premiado artista Schwanke

A artista também trouxe acessibilidade aos deficientes visuais em sua exposição. “Nós fizemos cada trabalho com um QR Code, no qual descrevo para a pessoa como eu fiz aquela obra, porque a fiz e como eu senti”, explica. A exposição também pode ser vista de maneira virtual AQUI, com uma experiência imersiva elaborada pelos fotógrafos e designers Cristiane e Ricardo Macedo.
A mostra fica em cartaz até o dia 10 de setembro. O agendamento, que é gratuito assim como a entrada no espaço cultural, deve ser feito no site www.brde.com.br/palacete, onde constam os horários disponíveis para marcar a visitação. O funcionamento é das 13h às 17h, de terça a sexta.
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões está localizado na Avenida João Gualberto, 570 – Alto da Glória.

Quem é Estela “Teca” Sandrini?

Foto: Juliano Sandrini

Formada em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná com especialização em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal do Paraná, Teca foi diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer entre 2011 e 2017 e trabalhou no ateliê do professor Juan Carlo Labourdette, em Buenos Aires, e no Maryland Institute of Art, nos Estados Unidos.
A artista já participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no Exterior e possui obras em importantes acervos institucionais.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.