Escritores paranaenses e argentinos apresentam coletânea de contos em live

Evento prevê leitura de textos pelos autores e uma conversa sobre o processo criativo

A Editora Sacapuntas lança no próximo dia 7 de março, domingo, a coletânea “De Próprio Punho”. O lançamento, seguindo as regras de atenção e prevenção à covid-19, vai ser realizado no formato on-line, às 16 horas, pela plataforma Google Meet.
A coletânea reúne 20 textos de nove autores, sendo dois deles convidados. “De Próprio Punho” surgiu entre xícaras de café, bolachas e jujubas, com muita conversa, leitura e escrita.
O grupo de escritoras integra a Oficina De Próprio Punho, criada pelo sociólogo e professor de Didática na Universidade Federal do Paraná, Rafael Ginane Bezerra, no segundo semestre de 2019. “A ideia central consiste em afastar o dogma de que ler e escrever são atividades solitárias, de distinção”, explica ele.

VEJA TAMBÉM: Biblioteca Pública abre nova turma da oficina virtual de leitura e escrita

Segundo o idealizador da oficina, foi possível testemunhar, sentir e compreender melhor o processo criativo que vai do surgimento da ideia à sua transposição para o papel. “E nessa caminhada amadurecemos a ideia de publicar um livro de maneira colaborativa. A coletânea foi sendo gestada na medida em que, entre nós, leitura e escrita possibilitaram a formação de um vínculo”.
No lançamento Deborah Raymann, Gabriela Szabo, Izabel Rigoni, Letícia Oliveira, Maria Fernanda Coca, Sara Duim e Tina Demarche vão dar voz a seus escritos já que o lançamento prevê a leitura dos textos pelas próprias escritoras.
Os argentinos Javier Quintá e David Voloj são os escritores convidados, no livro e na live de lançamento. Seus contos foram traduzidos por Rafael Bezerra, que fará a mediação da conversa.
O livro pode ser adquirido diretamente com as autoras ou pelo Instagram da Sacapuntas: @editorasacapuntas, ao preço de R$ 25.
A live é gratuita e toda a participação é bem-vinda. Basta se inscrever neste link.

Oficina

Os encontros nas tardes de terça-feira em um café de Curitiba seguiram um encadeamento lógico: os participantes costumavam fazer a leitura de um conto, discutir sobre ele e então, produzir seus próprios textos a partir de um disparador, que funciona como um estímulo criativo.
Após um período de férias, a “De Próprio Punho – Oficina de Leitura e Escrita” recomeça no dia 9 de março, aberta ao público interessado e sendo agora parte da programação de cursos da Biblioteca Pública do Paraná. Os encontros serão ao vivo, todas as terças-feiras, das 18h às 20h, até 22 de junho. As inscrições para a oficina podem ser feitas até o dia 2 de março pelo e-mail rginane@gmail.com.
“O vínculo se mantém, novos integrantes se juntaram ao grupo e o prazer despertado pelo processo criativo segue sendo renovado”, conclui Rafael.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.