De Chaleira: Como eu posso gostar de futebol se nunca me explicaram como funciona um campeonato?

Vem que eu te explico como é! Mas cuidado, porque depois que a gente se apaixona pelo “fut” é um caminho sem volta

Aline Campanhã
A paciência é uma dádiva em falta nessas terras. Tenho certeza de que muitos (a) já trocaram o “não entender” de futebol por “não gostar”. Assim fica mais fácil, ninguém te cobra por não saber e muito menos vira o olho para ensinar. Mas chega, aqui a gente vai falar sobre o básico, sim, e se mesmo assim a mensagem não for captada nós repetimos, e falamos de novo, e mais um pouco.
Chega mais, deixa eu te contar uma coisa, é praticamente impossível você se aconchegar nesse esporte e chamá-lo de seu sem saber alguns pontos. Entender sobre o campeonato que o seu time disputa é como fazer compras no shopping que tem sua loja preferida, fica bem mais fácil, né? Então vamos lá, mas cuidado, porque depois que a gente se apaixona pelo “fut” é um caminho sem volta. Vai encarar?
O Campeonato Paranaense que começaria neste fim de semana é composto por doze equipes e quatro fases. Nessa primeira etapa todos os times se enfrentam em jogo único e os oito clubes que fizerem mais pontos, ou seja, vencerem mais jogos, se classificam para a segunda fase.
A segunda fase, neste campeonato, é conhecida como quartas de final, já que as oito equipes classificadas são divididas em quatro grupos – A, B, C e D – com dois times em cada. Um joga contra o outro em dois jogos – um no seu estádio e o outro no do adversário – e avança quem, na soma dos resultados das duas partidas, ficar na frente.
A semifinal é o nome boleiro – e mais fácil – para a terceira fase do Paranaense. Os quatro clubes que avançarem são divididos em mais dois grupos – E e F – e, como nas quartas, as equipes também se enfrentam entre si em dois jogos.
O vencedor de cada grupo está na tão sonhada final, que também funciona da mesma maneira das fases anteriores em jogos de ida e volta. O estádio em que acontecerá cada um dos jogos está relacionado ao desempenho de cada time que ali vive. Assim, quem somar o maior número de pontos no campeonato inteiro decide em casa – disputa o segundo jogo no seu campo, se assim for mais fácil. Dessa maneira, o campeão será aquele que tiver feito mais pontos nessa etapa final.

E já ia me esquecendo, os dois times que fizerem a pior campanha lá na primeira fase do campeonato são rebaixados para a segunda divisão.
Foi difícil? Calma que juntos a gente chega lá! Agora me conta, para quem vai sua torcida nesse campeonato?


Interiorana de São Paulo, amo colocar um sorriso no rosto, soltar uma boa gargalhada e assistir um futebolzinho. Jornalista unespiana, sou torcedora fanática desse esporte. Grito, choro, coloco minha camiseta e, se deixar, vou até amanhã falando sobre a partida do final de semana. Será que você tem paciência para ouvir?

 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.