José Saraiva concorre nas três categorias da premiação
Mal começamos 2021 e a literatura produzida no Paraná continua com reconhecimentos. O jornalista, músico, advogado e escritor pernambucano, radicado em Curitiba, José Alexandre Saraiva é finalista nas três categorias do Prêmio Off Flip de Literatura 2021: Conto, Crônica e Poesia – nessa última, ainda tem outra concorrente paranaense, a escritora Márcia Pfleger, que divulgamos AQUI.
Saraiva comenta que nos três textos selecionados como finalistas, nenhum de seus personagens é de natureza humana. “A natureza, duas rolinhas e um filhote criado com excesso de zelo, um tico-tico e a flor do mandacaru, típica do Nordeste, estão no centro do conto, da crônica e do poema”, observa.
Este não é o primeiro concurso literário que Saraiva concorre. Em 2020, foi finalista do Conto Brasil, do concurso Parem as Máquinas do Off Flip em três categorias e do Prêmio Internacional de Literatura Cidade Conselheiro Lafayette (MG). Em 2019, seu livro “De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru” (Autores Paranaenses) ainda foi finalista do prêmio da Biblioteca Nacional na categoria Ensaio Literário.
Em 2008, duas crônicas de seu livro “Diversos & Diluídos” (Editora Grasmil), foram adaptadas para dois curtas no programa Casos e Causos, da RPC. Seu último livro “De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru” é uma viagem histórica, poética e musical pelo Nordeste brasileiro, recheado de referências aos ícones artísticos das localidades por onde vai passando o protagonista Derinho, personagem que conduz o leitor pelo sertão, brejo e matas nordestina.
VEJA TAMBÉM: Encontro com o Escritor: Projeto Leituras Urbanas promove live com Luci Collin
Nascido em Panelas, interior de Pernambuco, José Saraiva vive em Curitiba desde 1976. É membro do Centro de Letras do Paraná, da Academia de Letras “José de Alencar”, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e do Instituto dos Advogados do Paraná. Ele ainda colaborou no processo de interiorização da Academia Paranaense de Letras e foi um dos fundadores da Academia de Cultura de Foz do Iguaçu (Aculfi).
Entre os livros que prefaciou, destaca-se “A Verdade sobre Guanella – relato histórico de um drama protagonizado pela FEB na Segunda Guerra”. Saraiva também já foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com a Medalha Fernando Amaro de Literatura, pela OAB de Pernambuco, Subseção de Caruaru e pela Escola Estadual de Referência em Ensino Médio da mesma cidade.
Prêmio Off Flip de Literatura
Esta é a 16ª edição do Prêmio Off Flip de Literatura, mantido pela editora carioca Selo Off Flip, dirigida pelo escritor Ovídio Poli Junior, que entre 2006 e 2013 foi curador literário da Off Flip, evento paralelo e complementar à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).
A avaliação dos contos, crônicas e poemas é feita por uma curadoria indicada pela editora e os textos selecionados serão publicados em coletâneas colaborativas. Haverá ainda premiação e os três primeiros autores vencedores de cada categoria serão premiados com dinheiro, assinatura digital do Jornal Rascunho e cota de livros do elo do Off Flip. Os quarto e quinto colocados recebem uma mentoria on-line e uma bolsa de criação literária.
Os vencedores serão divulgados no dia 10 de março. Já as coletâneas serão lançadas no Centro Cultural Sesc Paraty durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, prevista para julho de 2021.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.