Escritor Mia Couto lança novo livro em Curitiba

/, Eventos Culturais, Literatura/Escritor Mia Couto lança novo livro em Curitiba

Novo livro de Mia Couto encerra trilogia histórica e acompanha o fim da epopeia de captura do imperador Gugunhana pelos portugueses

 

 

O premiado escritor moçambicano Mia Couto vem a Curitiba para lançar o livro O Bebedor de Horizontes – As Areias do Imperador (Vol. III), da Editora Companhia das Letras, participar de um bate-papo com o público e assinar a obra.

O encontro será neste sábado, 14 de abril, às 16h, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. A entrada é gratuita e o atendimento será feito pela ordem numérica das 200 senhas que estão sendo distribuídas na loja.

Mia Couto conclui sua fascinante trilogia As Areias do Imperador com esse romance histórico que retrata a saga final do moçambicano Gugunhana, o derradeiro grande governante de um império na África no século XIX.

Neste volume, os prisioneiros do oficial Mouzinho de Albuquerque embarcam no cais de Zimakaze em um barco que parte em direção ao posto de Languene. De lá, irão seguir para o estuário do Limpopo e então iniciar a viagem marítima que conduzirá os africanos capturados para um distante e eterno exílio, em uma das ilhas dos Açores.

Com a comitiva segue Imani Nsambe, jovem negra que estudou numa missão católica e serve como intérprete entre os nativos e as autoridades portuguesas. Imani está grávida do sargento português Germano de Melo, alocado em outra parte de Moçambique. A tradutora narra os trágicos acontecimentos do final do império de Gaza, que se alternam no romance com as cartas do sargento.

Romances históricos
A trilogia As Areias do Imperador é composta pelos livros Mulheres de Cinzas (vol. I, 2015), Sombras da Água (vol. II, 2016) e O Bebedor de Horizontes (vol. III, 2018). O primeiro volume é um romance histórico sobre a época em que o Sul de Moçambique era governado por Ngungunyane (ou Gungunhane, como ficou conhecido pelos portugueses), o último dos líderes do Estado de Gaza – segundo maior império no continente comandado por um africano.

O segundo volume retoma a história do primeiro livro e segue o enredo. Ferido, o sargento português Germano de Melo é levado ao único hospital de Gaza, sob os cuidados de Imani, sua amada e responsável pelo tiro que lhe esfacelou as mãos, do pai e do irmão da garota africana e de uma amiga italiana. Nesta jornada, eles encontrarão outros percalços e personagens memoráveis – característicos das obras de Mia Couto. Alternando as vozes de Imani e Germano, o escritor apresenta duas visões de mundo diferentes, porém inevitavelmente envolvidas nesta trama.

Saiba mais sobre o autor
Mia Couto nasceu em Beira, Moçambique, em 1955. É biólogo, jornalista e autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra Sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX.

Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013 – o mais prestigioso da língua portuguesa e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

SERVIÇO: Lançamento do livro “O Bebedor de Horizontes – As Areias do Imperador (Vol. III), bate-papo e sessão de autógrafos com o premiado escritor moçambicano Mia Couto
Data: 14 de abril
Horário: 16h
Local: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium – Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão
Mais informações pelo telefone (41) 3330-6749
A entrada é gratuita e o atendimento será feito pela ordem numérica das 200 senhas que estão sendo distribuídas na loja.

2018-04-13T17:49:13+00:00 12 abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta