Então, é Natal: O triste retrato de uma Curitiba que persiste

Imagens de Rafael Bertelli apresentam uma cidade que não gostaríamos que existisse

Redação do Curitiba de Graça
Cantado em prosa e verso pelas autoridades do executivo, o espírito natalino está (em quase) todos os lugares em Curitiba. Está nas luzes do Passeio Público, no drive thru festivo pelos parques da cidade, está no comércio e feiras que funcionarão no próximo domingo (20/12). Se você quiser diversão, apesar da pandemia, há uma vasta oferta na programação para a família nesta época do ano.
Num ano extremamente difícil para a humanidade, em que foi preciso exercer a solidariedade e a complacência, as semanas que antecedem o Natal ganham um significado maior até para quem não é religioso ou gosta de seguir as tradições natalinas. Contudo, o Curitiba de Graça não vai aqui “inventar a roda” e fazer um texto emotivo para apresentar uma edição especial do “Curitiba na Lente”, série que é editada esporadicamente e, normalmente, com temas mais suaves. Acreditamos que as imagens a seguir podem falar – aliás, elas gritam – por si só.
As fotos são do fotógrafo Rafael Bertelli, do Mandato Goura, que gentilmente nos cedeu imagens para publicação no portal. Ele cobriu, no dia 17 de dezembro, uma semana antes do Natal, o despejo de 311 famílias da comunidade de Nova Guaporé, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. São cerca de mil pessoas que estão longe do lugar que chamavam de lar. Os moradores contaram em entrevistas que neste próximo domingo (20/12) haveria uma festa natalina para as crianças. Afinal, criança é criança e acredita que tem também direito de festejar o nascimento de Jesus, ganhando um presente e trocando sorrisos.
Alguém pode dizer que foi o cumprimento da lei. E é verdade! O oficial de Justiça foi cumprir o determinado. O que não era de se esperar é que a ação ocorresse durante a madrugada, com forte aparato policial (como pode-se ver nas fotos) e sem aviso prévio. Os moradores tiveram apenas uma hora para deixar o local.
Do ponto de vista jurídico, há ainda uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta que a Justiça e seus agentes “avaliem com especial cautela o deferimento de medidas de urgência, decretação de despejo por falta de pagamento e a realização de atos executivos de natureza patrimonial em desfavor de empresas e demais agentes econômicos em ações judiciais que demandem obrigações inadimplidas durante o período de vigência do Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020, que declara a existência de estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus.”

Confira as fotos de Rafael Bertelli

Foto de Rafael Bertelli Foto de Rafael Bertelli Foto de Rafael Bertelli Foto de Rafael Bertelli Foto de Rafael Bertelli Foto de Rafael Bertelli Foto de Rafael Bertelli

*As fotos são protegidas por direitos autorais. É proibida sua reprodução sem autorização do fotógrafo

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.