Encontro virtual do MON debate a exposição do artista francês François Andes

Videoconferência é gratuita, mas voltada especialmente ao público com mais de 60 anos

No dia 15 de junho, o Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá uma videoconferência com Luiz Gustavo Carvalho, curador da exposição “A Travessia do Desastre”, do artista francês François Andes. A atividade gratuita, que acontecerá pelo Zoom, faz parte das ações do programa Arte para Maiores (APM), voltado especialmente ao público com mais de 60 anos.
As inscrições podem ser feitas NESTE FORMULÁRIO ou pelo e-mail educativo@mon.org.br ou pelos telefones (41) 3350-4412 / 3350-4497. Para participar, não é necessário possuir conhecimento em arte.
Além de curador de mais de setenta exposições no Brasil, Luiz Gustavo Carvalho também é artista. Criou e integrou a direção artística de festivais de arte na Alemanha e no Brasil. Desde 2016, vem colaborando com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. Participou de diferentes programas de residência artística na América do Sul, Europa e Ásia – em um deles que, inclusive, foi idealizada “A Travessia do Desastre”, tema do encontro virtual.
Apresentada pela primeira vez no país, a mostra promove um intercâmbio cultural entre Brasil e países asiáticos. François Andes e Luiz Gustavo selecionaram 18 peças da coleção asiática do MON para compor a instalação, que chama a atenção pela pluralidade de obras – desenhos, intervenções in situ, esculturas, máscaras e figurinos.

Para maiores de 60 anos

O Arte para Maiores, que ganhou versão virtual em 2020, continua no formato on-line neste ano. Todos os participantes cadastrados recebem, por whatsapp, vídeos com mediações e sugestões de oficinas variadas. A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON e pode ser realizada em casa com materiais simples. A participação é gratuita e não é necessário possuir conhecimento prévio, basta ter interesse em artes visuais.

VEJA TAMBÉM: Artistas internacionais participam da Bienal On-Line de Arte Contemporânea em junho

Em 2019, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A Unimed Curitiba é patrocinadora do programa Arte para Maiores.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.