Dra. Pet: Cuidados com os pets no outono e inverno

Mais do que colocar roupinhas e cobertores, existem outros cuidados fundamentais para garantir a saúde e bem-estar dos pets no outono e inverno

Jacqueline Felippetto
Com a chegada de temperaturas mais baixas, alguns cuidados são importantes para evitar que nossos bichinhos de estimação tenham problemas de saúde.
A primeira precaução, que vale para o ano inteiro, é manter a vacinação em dia. Nessa época, no caso dos cachorros, as da Gripe Canina, Cinomose, Parainfluenza, Adenovirose e Leptospirose. Já para os gatos, a vacina Rinotraqueíte Viral Felina. Sempre que tiver dúvidas, converse com o médico veterinário. Em filhotes, o esquema de vacinação precisa estar rigorosamente em dia, pois eles estão mais sujeitos a contrair doenças!
Nesta época, é muito comum a otite – conhecida como dor de ouvido. Por isso, fique atento se o seu bichinho tiver algum incômodo nessa região. Já uma perda de apetite pode indicar uma infecção de garganta. Ainda é importante observar tosses, espirros ou secreção nasal e ocular e sempre levar o pet ao médico veterinário imediatamente se apresentar esses sintomas.
Listei ainda outras dicas importantes para os pets neste outono e inverno:

  • Sempre mantenha água limpa e fresca para o seu pet
  • Cuidado com a obesidade, pois os bichinhos tendem a comer mais e ficarem mais preguiçosos nesta época
  • Mantenha seu pet em um local que não tenha vento encanado
  • Se precisar, coloque roupinhas para mantê-lo mais aquecido, além de cobertores e edredons onde ele dorme
  • Evite passear nas horas do dia em que está muito frio ou ventando
  • Em dias muitos frios, também evite dar banhos. Existem produtos que fazem a higienização dos pelos sem precisar de água, os chamados “banho a seco” – um spray para borrifar direto na pelagem do animal e fazer uma escovação
  • Por falar em escovação, caso o seu pet tenha pelos mais longos, é importante escovar umas duas vezes por semana, pois nesta época ocorre a troca de pelagem
  • Todos esses cuidados valem ainda mais para os pets idosos, pois eles tendem a ter mais dores articulares em baixas temperaturas

Uma dica importante é sempre ficar atento a mudanças de comportamento do animalzinho, principalmente se ele não quiser comer, tiver dificuldade em subir escadas e caminhar e ficar muito quietinho no canto dele. Em qualquer caso, sempre busque um médico veterinário para uma avaliação.
Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!
Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.