Dra. Pet: Você sabia que existe o Alzheimer Canino?

Denominado Síndrome da Disfunção Cognitiva, o Alzheimer Canino provoca desorientação nos cachorros, mas o tratamento ajuda a melhorar a qualidade de vida

Jacqueline Felippetto
Sim, os cachorros também podem sofrer com perdas de memórias e desorientação ao envelhecer. O Alzheimer Canino, denominado Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC), pode acometer, principalmente, os cachorros com mais de dez anos. Assim como acontece nos humanos, é uma doença progressiva que precisa ter acompanhamento veterinário contínuo depois de diagnosticada.
O Alzheimer Canina causa problemas de orientação, diminuição de interação, alterações no sono e apetite e até aumento de latidos. Muitos tutores ficam preocupados quando o cachorro é diagnosticado com a doença, mas seguindo as orientações do veterinário, fazendo o acompanhamento correto, com certeza o seu cachorrinho terá uma boa qualidade de vida.

VEJA TAMBÉM: Cuidados básicos com cães e gatos

O tratamento é realizado por meio de suplementos e medicamentos, mas somente o médico veterinário pode prescrever a medicação adequada para cada caso. É importante também passear sempre e interagir mais com o cachorro que tem a doença.
Inclusive, vale lembrar que cachorros com mais de seis anos devem ser levados a cada seis meses no veterinário para consulta e exames de rotina. Assim, fica mais fácil para detectar esse distúrbio no cãozinho ou qualquer outra doença comum do envelhecimento.
Saiba quais são os sintomas mais comuns da Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC), ou Alzheimer Canino:

  • Ficar andando em círculos
  • Parecer desorientado
  • Diminuir a interação com as pessoas da casa e do ambiente onde vive
  • Fazer as necessidades em locais onde não era acostumado
  • Ficar perambulando pela casa sem rumo
  • Às vezes, tornar-se agressivo
  • Não querer brincar
  • Ficar olhando para o nada
  • Dormir muito durante o dia e à noite ficar acordado
  • Latir sem parar – o que chamamos de vocalização

Fique atento ao comportamento do seu cachorrinho e consulte um médico veterinário sempre que perceber esses ou outros sintomas diferentes nele.
Até a próxima!
 
Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV

 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.