Dra. Pet: Cuidados básicos com cães e gatos

Confira as respostas para as dúvidas mais comuns de futuros tutores de cães e gatos

Por Jacqueline Felippetto
Existem algumas dúvidas importantes que os futuros tutores de pets sempre têm, principalmente sobre os cuidados que se deve ter ao conviver com um animalzinho em casa. Então, separei as perguntas mais frequentes para esclarecer.
Quais cuidados são necessários para manter um animalzinho dentro de casa?
Os cuidados básicos são:

  • Manter a vacinação em dia
  • Desverminar a cada 4 meses
  • Manter o ambiente limpo
  • Higienizar comedouros e bebedouros toda semana
  • Dar ração de boa qualidade
  • Ter tempo para passeios e brincadeiras
  • Levá-lo sempre ao médico veterinário

Há riscos para a saúde das pessoas e animais se não forem seguidos os devidos cuidados? Quais problemas podem acontecer?
O perigo são as zoonoses (doenças que podem ser transmitidas entre seres humanos e animais). As mais comuns são as verminoses, sarnas e micoses. As crianças, principalmente, são as mais prejudicadas, pois frequentam parquinhos onde podem ter areia contaminada. Por isso, a VACINAÇÃO E A DESVERMINAÇÃO são importantíssimas para evitar a transmissão de doenças, como a leptospirose e giardíase.
Como e com qual frequência deve ser o banho desses animais que vivem em casa?
Os banhos nos pets podem ser feitos em casa mesmo ou em pet shops, de preferência a cada quinze dias. Mas, no verão, os banhos podem ser realizados a cada 7 ou 10 dias, sempre com produtos de boa qualidade específicos para os pets, nada de xampu para humanos.
Podemos deixar o pet dormir na cama?
Hoje em dia, os pets fazem parte da família, mas tem é preciso tomar muito cuidado com a higiene do seu animalzinho. Quando eles vão passear nos parques e na rua trazem nas patinhas muita sujeira e, com certeza, bactérias. É muito importante fazer a higienização das patinhas após os passeios, principalmente se o pet for dormir na cama com o seu tutor, existem produtos especiais para isso. Manter a pelagem limpa também é importante. Mas, o ideal é que o pet tenha a sua caminha e o seu espaço próprio.
O animal deve ser obediente e domesticado para ter uma boa convivência dentro de casa?
Sim! Sabendo educá-lo direitinho e impondo limites, é fácil a convivência. Caso o tutor tenha dificuldades ou inexperiência, sempre consulte um médico veterinário ou adestrador. Hoje em dia, muitos adestradores atendem em domicílio, trazendo uma resposta rápida e positiva referente ao comportamento dos pets.

VEJA TAMBÉM: Saiba reconhecer os principais sinais e sintomas que indicam doença em seu pet

 
Como deve ser o local para o animal fazer suas necessidades?
Se o pet estiver em uma casa, provavelmente ele irá procurar a grama para fazer suas necessidades. No caso de apartamento, existem os “banheirinhos” próprios para os pets. Para os gatos, têm as caixinhas com areia própria e para os cãezinhos existem os tapetes higiênicos que possuem atrativo natural e ainda um neutralizador de odores.
Após ele fazer xixi ou cocô, quais os cuidados que devem ser tomados? Ele pode circular pela casa normalmente?
Eles podem circular normalmente pela casa, sim. Mas, após as necessidades, é importantíssimo coletar as fezes dos animais, usando luvas ou pazinhas apropriadas. Para uma higiene completa, pode-se aplicar no local produtos desinfetantes à base de amônia quaternária existentes no mercado.
O animal não sente falta de um lugar ao ar livre?
Os animais precisam de espaço para brincadeiras e para se exercitarem, principalmente os que moram em apartamento. É importante também, como para nós, seres humanos, a exposição aos raios solares e sempre com moderação. Caso o animalzinho fique em um espaço muito pequeno sem sair para passear, pode apresentar estresse junto com distúrbios de comportamento.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.