Dra. Pet: Fim de ano com fogos sem barulho em Curitiba

Lei que entrou em vigor no dia 20 de dezembro proíbe soltar fogos de artifício com estampido na capital paranaense

Por Jacqueline Felippetto
As festas de final de ano estão chegando e as comemorações com fogos de artifício também. Mas, aqui em Curitiba, desde o último dia 20 de dezembro, está proibida a soltura de fogos com estampidos de acordo com a lei 15.585/2019.
Segundo o texto da lei, só podem ser utilizados fogos de artifício conhecidos como luminosos, que produzem efeitos visuais sem barulhos. É importante também ressaltar que a proibição de fogos com barulho estende-se em recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados, em todos os períodos do ano.
A lei é uma demanda causa da proteção animal, mas segundo a vereadora Fabiane Rosa, autora do projeto, as crianças portadoras do transtorno do Espectro Autista também sofrem com os barulhos dos fogos.
A multa prevista pode chegar até R$ 18.000,00 e a fiscalização será responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Guarda Municipal de Curitiba.
Realmente, o barulho desses fogos é extremamente prejudicial aos animais estimação, crianças, pessoas enfermas, idosos e autistas. Alguns animais silvestres chegam a ter seu período reprodutivo afetado devido à intensidade do barulho desses fogos de artifícios.
O estresse causado pelo intenso barulho pode afetar seriamente a saúde e ainda causar um infarto fulminante, parada cardiorrespiratória, desmaio e até convulsões nos animaizinhos. Muitos precisam ser socorridos imediatamente em clínicas e hospitais veterinários, pois eles podem se machucar tentando se proteger, alguns fogem e são atropelados e até mesmo pode sofrer queimaduras com a sua soltura desses fogos de artifícios.

VEJA TAMBÉM: Saiba como denunciar maus tratos a animais

Já existem diversas cidades no Brasil que estão proibindo a soltura de fogos de artifícios com estampido, isso é um grande avanço. Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto é complicado e desesperador ver o bichinho ficar assustado com o barulho intenso e perturbador dos fogos.
Caso tenha alguma dúvida, é só entrar no site da Prefeitura Municipal de Curitiba para saber quais tipos de fogos sem estampidos são permitidos.
Empatia e respeito neste momento são primordiais, não é mesmo?! Espero que tenham gostado e um feliz 2021!
 
Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.