Dra. Pet: Confira os cuidados que você deve ter com os bichinhos de estimação idosos

A partir dos seis anos de idade, os bichinhos de estimação já são considerados idosos. Confira os cuidados que você deve ter com eles nesta fase da vida

 

Por Jacqueline Felippetto

Os cachorros e gatos vivem, geralmente, em torno de dez a 15 anos. Por causa disso, infelizmente, a velhice para eles chega mais cedo, por volta dos seis anos de vida. A partir dessa idade, eles precisam de cuidados especiais e o acompanhamento do médico veterinário deve ser feito, pelo menos, duas vezes ao ano, para realização de exames periódicos, já que é mais comum surgirem doenças nesta fase da vida deles.

Os principais exames são:
– Hemograma completo
– Ultrassonografia exploratória
– Aferição da pressão arterial
– Eletrocardiograma
– Exame de glicose, uréia e creatinina
– Raio-X

Caso o bichinho tenha alguma doença crônica, ainda são necessários exames mais específicos, que somente o veterinário pode pedir e realizar, por isso a importância de levá-lo frequentemente para consultas.

Outros problemas que podem ocorrer e merecem atenção é a queda excessiva ou falha nos pelos, além de catarata ocular (quando o olho começa a ficar embranquiçado), que causa cegueira e dificuldades na audição. Em quaisquer desses casos, é importante procurar um veterinário.

Também é normal que os bichinhos idosos sejam mais quietinhos e não queiram muitas brincadeiras. Mas, com isso, pode surgir a obesidade. Se você perceber que seu cachorrinho ou gatinho idoso começou a engordar, leve-o para uma consulta. O sobrepeso pode causar problemas cardíacos, nas articulações e coluna do animalzinho.

Confira outras dicas importantes para melhorar a qualidade de vida de seu cachorrinho ou gatinho idoso:
– Manter todas as vacinas em dia;
– Desverminar a cada três ou quatro meses;
– Dar uma ração de boa qualidade, se possível, específica para animais idosos. Caso necessário, também é importante dar suplementos à base de ômegas para aumentar a imunidade;
– Passear seguindo o ritmo dele;
– Evitar que o bichinho suba muitas escadas ou faça muito esforço, para não comprometer as articulações;
– Fazer a higiene adequada dos dentes.

Infelizmente, os bichinhos de estimação têm pouco tempo de vida em comparação aos humanos. Mas, nessa curta passagem, eles transmitem um amor incondicional, um sentimento nobre, que nos deixa muito felizes, não é mesmo?! Então, cuide bem do seu bichinho e leve-o regularmente ao veterinário, principalmente nesta fase da vida deles!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

 

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

 

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img