Dra. Pet: Adote um amigo de quatro patas

Está em dúvida se compra ou adota um cãozinho e gatinho? Eu posso garantir que o ideal é você adotar

Por Jacqueline Felippetto
Os animais abandonados, infelizmente, existem em grande número no mundo inteiro. É uma situação preocupante, pois geralmente eles passam fome, têm sofrimentos e ainda podem ser vítimas de maus-tratos, além de contrair inúmeras doenças, que também podem ser transmitidas para seres humanos.
São necessárias políticas públicas sérias dedicadas a punir quem abandona os animaizinhos, pois isso é muito cruel. Inclusive, nesta última terça (29/09) tivemos uma ótima notícia: foi sancionada a lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. Antes, a legislação tinha uma pena menor, de três meses a um ano de detenção.
Muitas pessoas na hora de escolher um pet, ficam na dúvida se compram ou adotam um cão ou gatinho. Eu posso garantir que o ideal é você adotar: além de deixar animal muito feliz, você está, com certeza, salvando a vida dele, evitando que ele sofra nas ruas, ou ajudando as diversas ONGs, instituições e protetores anônimos, que recolhem e tratam esses animais para que possam ter uma segunda chance na casa de alguém.
Na verdade não existem animais de rua, existem, sim, animais que foram abandonados. Importante ressaltar que a adoção pode ser feita tanto de cães e gatos filhotinhos quanto adultos. Algumas pessoas ainda têm receios em adotar um pet adulto, se terão problemas pela idades. Muitas vezes, é uma questão somente de adaptação e um pouquinho de paciência, porque a adoção de um adulto é tranquila, sim.
As ONGs realizam um trabalho importante juntamente com os médicos veterinários e a maioria já doam o gatinho ou cão castrados e vacinados. Mas, é importante lembrar que cães e gatos vivem em média de 10 a 15 anos, é necessário que a pessoa tenha tempo para passeios, brincadeiras, tenha dinheiro para gastos com alimentação, tratamento veterinário, medicamento, terá que limpar as necessidades do bichinho e muitos outros cuidados. O futuro tutor tem que estar ciente desses cuidados, afinal de contas, o cãozinho ou gatinho será totalmente dependente e são seres vivos que merecem todo o nosso respeito.
Sempre que puder, adote um amigo de quatro patas. Você vai deixar a vida dele muito mais alegre, além de trazer felicidade para seu lar! Caso tenha alguma dúvida, sempre consulte um médico veterinário para possíveis orientações sobre os cuidados.

Deixo com vocês, esta frase fantástica do grande Leonardo da Vinci
“Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade”

Como adotar?

Existem diversas formas para você adotar um animalzinho, que pode ser feita através de sites específicos, visitas a pet shops, abrigos e ONGS, com certeza na sua cidade terá algum local específico para esse tipo de adoção.
Aqui, em Curitiba, listei dez dessas instituições que você pode procurar, mas existem muitas outras. Caso não possa adotar, sempre é possível ajudar ajudando a compartilhar posts de animais para adoção, participando de rifas e sorteios, doando ração e outros materiais necessários ou até ajudando financeiramente, já que muitos cães e gatos chegam extremamente debilitados nessas instituições, que precisam de ajuda para o pagamento de tratamentos, pois costumam ser mantidas apenas por pessoas voluntárias.
Focinhos Curitiba
Facebook: facebook.com/focinhoscuritiba
Instagram: instagram.com/focinhos.curitiba
Cãopanheiro Curitiba
Facebook: facebook.com/caopanheirocuritiba
Site: www.caopanheirocuritiba.com.br
Projeto Ajudei
Facebook: facebook.com/projetoajudei
Instagram: instagram.com/projetoajudei
Site: projetoajudei.com.br
Instituto Aumigão
Facebook: facebook.com/institutoaumigao
Instagram: instagram.com/institutoaumigao
Site: institutoaumigao.org
Refúgio Pet
Facebook: facebook.com/refugiopetcuritiba
Instagram: instagram.com/refugiopetcuritiba
Adote com Consciência
Facebook: facebook.com/adotecomconsciencia
Instagram: instagram.com/adotecomconsciencia
Animais sem Teto
Facebook: facebook.com/animaissemteto
Instagram: instagram.com/animaissemteto
Site: http://animaissemteto.wix.com/animaissemteto
Adote um Vira-Lata
Facebook: facebook.com/adote1vl
Instagram: instagram.com/adotevl
Site: www.adotevl.com.br
Crazy Cat Gang
*Somente adoção de gatos
Facebook: facebook.com/crazycatgang
Instagram: instagram.com/crazycatgang
Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR) da Prefeitura de Curitiba
Rua Lodovico Kaminski, 1.381 – CIC
Atendimento: 9h30 às 12h e das 13h30 às 15h30, todos os dias da semana
Contato: (41) 99963-0233
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto

Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.