Publicado em 3 de julho de 2020

Ricardo Medeiros dá atenção ao que você não viu

O fotógrafo desta semana da coluna Curitiba na Lente é Ricardo Medeiros. Diferente de muitos jornalistas que descobrem o poder da imagem e desistem das letras, equilibrista, o nosso artista da semana juntou a palavra e a fotografia. Diariamente, alia o trabalho de fotógrafo ao de jornalista, atuando como assessor de imprensa, no qual atua empunhando a câmera, e editor, em que, muitas vezes, recorre a uma foto de acervo pessoal para ilustrar.

Formado em Fotografia mais recentemente, e há 28 anos em Jornalismo, não foram as letras que chegaram antes: começou a fotografar ainda adolescente, entre 13 e 14 anos. Mesmo assim, atua mais com a escrita: já foi repórter e editor muitas vezes, trabalhando geralmente em jornais impressos ou digitais.

Para o ensaio ao Curitiba de Graça, Medeiros apresenta fotos coloridas e também em preto e branco. Com técnica apurada e olhar treinado e sensível, dá um novo tratamento àquela paisagem cotidiana, àquela fachada que você já viu com o detalhe que seu olhar não percebeu. Enquadra os habitantes da cidade, as cruzes das igrejas e dos monumentos do Alto São Francisco, vai da furta-cor dos raros dias de sol da capital paranaense aos tons de cinza das fotos em branco e preto. O olhar artístico está presente em ambas.

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

ricardo medeiros

 

*As fotos são protegidas por direitos autorais. É proibida sua reprodução sem autorização do fotógrafo

Leave A Comment