Ditadura militar é pano de fundo de novo livro de escritor radicado em Curitiba

“Pacto”, quarto livro de Roberto Nicolato, será lançado em evento on-line

O jornalista e escritor Roberto Nicolato lança no próximo domingo (28/03), a partir das 17h, seu quarto livro, “Pacto”, em um evento on-line transmitido pelo Instagram. Selecionada pelo Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério do Turismo, com apoio da Lei Aldir Blanc, a obra constrói uma fluente dança entre o período contemporâneo e os anos 1970, a partir de recursos de flashback e expressões de época.

Em formato de e-book, o livro está disponível para download gratuito AQUI. A publicação traz o retrato de uma geração de jovens idealistas e revolucionários no final dos anos 1970, durante o regime militar. “As ilustrações do artista Robson Vilalba são um capítulo à parte, com um traço original e vigoroso valorizado pelo design gráfico concebido com competência e arte pela Thapcom”, assinala o autor.

Ilustração do livro “Pacto”. Foto: Divulgação

O prefácio da obra, terceiro livro de ficção do autor, é assinado pelo premiado escritor Luiz Ruffato. “’Pacto’, que o leitor tem agora em mãos, de alguma forma sintetiza as duas obras anteriores. Trata-se de um ajuste de contas com o passado, não só dos personagens principais – Júlio, Anna e Gabriel –, mas da história do Brasil, algo que, aliás, só as grandes narrativas conseguem, essa ultrapassagem do individual para o coletivo”, destaca.

Além de “Pacto”, Nicolato publicou em 2013 “A caminhada ou O homem sem passado” (Editora Blanche), seu livro de estreia, uma narrativa de um andarilho que o autor ainda pretende retomar em outros trabalhos. Já em 2015, ele lançou “Do outro lado da rua” (Kotter Editorial), inspirado no conto “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan, o “vampiro de Curitiba”, de quem Nicolato é profundo admirador.

VEJA TAMBÉM: Escritores maringaenses premiados estarão na nova edição de “Às vezes, aos domingos”

Em paralelo à sua escrita de romances de ficção, o escritor, mineiro radicado em Curitiba desde 1987, lança voo também nas asas da poesia. Finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2020, na categoria Poesia, publicou em 2020 seu primeiro livro de poemas, “Pequeno tratado do amor e da natureza” (Kotter Editorial).

Nicolato ainda já prepara o lançamento de seu segundo livro de poemas: “A noite sem tempo”, que foi premiado no Concurso Outras Palavras, realizado pelo governo do Estado do Paraná. O novo livro será publicado pelo governo do Estado neste ano.
“Em se tratando de literatura, meus interesses são múltiplos e gosto de jogar com diferentes estruturas narrativas e novas percepções. Nesse sentido, há um longo caminho a ser percorrido e consolidado. Um grande aprendizado”, afirma o escritor.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.