Dia Nacional do Livro Infantil: sugestões de livros para comemorar a data

Comemorado no dia 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil, também conhecido como Dia de Monteiro Lobato, um dos escritores mais importantes da literatura brasileira, tem como missão reconhecer a importância da literatura voltada às crianças.

Confira essa lista de dicas de livros e de audiobooks para incentivar a criançada a ler e comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato
Confira essa lista de dicas de livros e de audiobooks para incentivar a criançada a ler e comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato
Um livro infantil carrega o poder de percorrer toda a vida de uma criança. Mesmo com o passar dos anos, aquela história que conhecemos na escola ainda é a preferida e pode até ser passada de pai para filho.

Escutar um Livro

Um formato que tem conquistado cada vez mais adeptos infantis são os audiobooks, que acabam aguçando ainda mais criatividade e alimentam a imaginação das crianças. É por meio deles, e pela discussão sobre eles, que os pequenos tendem a aprender sobre reflexão, senso crítico, argumentação e até mesmo gostos pessoais.

Todos os audiobooks fazem parte do acervo de mais de 1.500 livros digitais que estão disponíveis na estante virtual do Skeelo, aplicativo que pode ser baixado no Google Play ou na App Store.

Lista de Audiobooks

A chave do tamanho  – Conta a história da boneca Emília, que preocupada em acabar com a guerra mundial, desliga uma chave que modifica o tamanho de todos os seres humanos. A partir daí ela precisa da ajuda do Visconde de Sabugosa e passa a morar na sua cartola. O audiobook conta com a participação de Gláucia Macabelli, Lúcia Tulchinski, Camila Maia, Barros Batista, Anderson Gorgone, Gustavo Boralli e Arnaldo Santini

Reinações de Narizinho – O livro de Narizinho traz a obra completa de Monteiro Lobato com onze histórias narradas por Sandra Silvério. Nele, o autor conta as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo, além de personagens da natureza e de contos de fadas que participam das histórias.

 

A outra dica fica para a narração de Barros Batista e participação de Vera Perossi, no audiolivro “Com Machado no quintal”, do autor Machado de Assis. A obra traz 5 contos diferentes com temáticas inusitadas. O “Um apólogo” narra a conversa entre uma agulha e uma linha que discutem sua importância para a costura. Já a “História Comum”, da voz a um alfinete, divertindo a criançada em cada etapa da história, e “Conto de escola”, traz aprendizados muito especiais para um estudante.

Para aqueles que adoram as lendas e culturas nacionais, a obra “5 lendas brasileiras” tem tudo para ser a favorita. Narrado por Di Ramon e elenco Livro Falante, esse audiobook infantil vem recheado com deliciosas lendas brasileiras, publicadas pela Editora DCL na coleção Histórias e Lendas Brasileiras. Entre os contos escolhidos estão O Curupira, O Japiim, O Paraíso dos Insetos, O Saci e O Boi das Aspas de Ouro.

Na produção, a obra ganhou um cuidado mais do que especial nos efeitos sonoros que promete agradar a toda a família.

“Vini conta Branca de Neve”, de Vinicius Campos. Na obra, o autor atualiza o clássico onde a princesa tem o controle de sua vida, sem depender de um príncipe para ser feliz e nem beijada sem o seu consentimento. O objetivo do audiolivro é de aprofundar a proposta de Vinicíus em colaborar para uma infância menos tóxica às crianças e essencialmente diversa, a fim de construir uma sociedade menos machista e mais igualitária.

Na releitura da Branca de Neve vários artistas renomados deram voz aos personagens, como Daphne Bozaski (Branca de Neve), Alinne Moraes (Rainha Má) e Tiago Abravanel (Espelho), além de grande elenco (Bruna Thedy, Drayzon Menezzes, Fabiano Augusto, Gabi Cywinski, Hugo Picchi, Ivan Parente, Micheli Machado, Natália Rodrigues, Orlando Caldeira, Robson Nunes e Tiago Moraes).

Sugestões de Livros

Não é uma caixa, mamãe! –  A proposta da narrativa é mostrar aos adultos como as crianças têm capacidade para criar e imaginar histórias com objetos simples. Recomendado para crianças a partir de 5 anos, as 40 páginas são totalmente ilustradas e apresentam uma história que trabalha a imaginação.

 

Vaca branca, mancha preta Uma história de busca e descobrimento, em que uma vaca se aventura em ser diferente quando percebe que o seu corpo está cheio de manchas pretas.

 

 

A Árvore do BetoBeto era amigo de todo mundo lá na rua do Catapimba, do Caloca, do Armandinho. E não só: também era amigo do padeiro, do sapateiro, do senhor do carrinho de pipocas. Mas no Natal era sempre a mesma coisa: o pai do Beto não tinha dinheiro para comprar uma árvore para a família. Isso deixava o Beto muito, muito triste. Então ele resolveu plantar uma muda de árvore e cuidar dela. Todo ele ia até o terreno regar a mudinha, que cresceu e ficou linda. Em dezembro, chegou a hora de levar a árvore para casa. Mas como? Ele ia cortar, serrar, matar aquele ser de que ele cuidou com tanto carinho? o que fazer? Só ele poderia decidir. Este é mais um volume da série a Turma da Nossa Rua, em que a Ruth Rocha narra sempre uma história que poderia ter acontecido logo ali virando a esquina da nossa casa, mostrando as dificuldades e as belezas da nossa vida (nada) comum.

Antes que a Terra FujaNeste livro, a Terra poluída e queimada não aguenta mais ser maltratada e quer fugir. Ela convida a Lua para ir junto. Em uma aventura repleta de poesia e fantasia, o leitor aprenderá sobre o meio em que vive, o ar que respira, sobre a Arca de Noé, os dinossauros, e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Praça Viva: 2 dias de programação gratuita na Praça Santos Andrade

Neste sábado e domingo (25 e 26 de junho) a Praça Santos Andrade recebe a quarta edição do Praça...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img