Conheça dez ONGs em Curitiba para você ajudar

Quer ajudar ao próximo? Confira uma lista com ONGs em Curitiba onde você pode ser voluntário ou fazer doações

Por Camile Triska

Neste domingo, 19 de julho, é comemorado o Dia da Caridade no Brasil. A data foi instituída por meio da Lei nº 5.063, de 1966, para incentivar a prática da solidariedade e melhor entendimento entre os homens.

Quando pensamos em caridade, logo vem à cabeça ajudar comunidades carentes, que realmente precisam de apoio para sobreviverem ou terem meios de conseguirem melhores condições de vida. Mas, existem diversos outros projetos que também levam cultura e ate realização de sonhos à essas pessoas, por exemplo, afinal, como diria aquela música dos Titãs: a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.

Outros institutos ainda auxiliam quem vivencia diferentes situações de vulnerabilidade, como violência, preconceito e o enfrentamento de doenças. Não importa a causa, a ajuda é sempre uma das melhores maneiras para construir um mundo mais humano e igual para todos, estejamos nós em meio a uma pandemia ou não.

Se você quer auxiliar algum projeto, mas não sabe qual, confira esta lista com dez ONGs em Curitiba para contribuir com trabalho voluntário ou doações.

Rango de Rua

O projeto iniciou em 2012 por um grupo de pessoas que se conheceram nas redes sociais e desejavam levar mais apoio e dignidade aos moradores de rua. Os voluntários não só fazem distribuição de refeições, roupas e cobertores entre outras ações, como encaminhamento de pessoas com dependência para tratamento, mas também buscam conhecer essas pessoas em vulnerabilidade social para tentar ajudá-las a melhorar suas condições de vida.

Você pode fazer doações de roupas, cobertores, alimentos, embalagens para refeições ou ser voluntário no preparo da comida ou no atendimento aos moradores de rua. Para saber mais, basta acessar a página do Facebook do Rango de Rua: www.facebook.com/RangoDeRua.

Amiga dos Sonhos

Criado em 2011 por Jusssara Amaral, o Instituto Amiga dos Sonhos realiza “sonhos” de crianças, jovens, mulheres e idosos de Curitiba e ajuda famílias carentes por meio de diversas campanhas beneficentes. As voluntárias, chamadas de “fadinhas”, ainda ministram cursos de diversas áreas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

É possível ajudar com doações em dinheiro ou produtos seminovos, que são vendidos na Loja dos Sonhos para ajudar a arrecadar fundos, sendo voluntária para ministrar cursos ou ajudar na realização dos sonhos. O Instituto também faz parcerias com empresas para serem pontos de coleta de doações para as campanhas realizadas.
Saiba mais em www.amigadossonhos.com.br.

Instituto Incanto

Aulas de dança, teatro, música, circo, artes visuais, cultura e tecnologia para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é o trabalho do Instituto Incanto, que foi fundado em 2017 por alunos Grupo de Dança Senses.

O Instituto recebe doações financeiras e de materiais de apoio para as aulas e também possui uma loja com produtos oficiais para ajudar na arrecadação de fundos. Outra maneira de ajudar é participar de um clube de apoio, contratar perfomances artísticas para eventos ou se voluntariar para ser professor/professora. Mais informações em www.institutoincanto.org.br.

Todas Marias

Após enfrentar uma batalha pessoal de violência doméstica, Goretti Bussolo fundou o Instituto Todas Marias em 2015 para apoiar mulheres, crianças, adolescentes, lésbicas, gays, travestis, transexuais e a qualquer outra pessoa que viva uma situação de abuso.

O instituto realiza ações de acolhimento, denúncia e apoio às vítimas, além de ministrar palestras e debates de conscientização e prevenção da violência. Mais informações no site www.todasmarias.org.br.

VEJA TAMBÉM: Curitiba de Graça lança campanha de financiamento coletivo

CriarUm

Idealizado pela empreendedora Denise Cortazio, a CriarUm promove capacitação gratuita para jovens em vulnerabilidade social serem inseridos no mercado de trabalho e melhorarem suas perspectivas de um futuro profissional e pessoal. São oferecidos cursos de fotografia, design, comunicação e marketing.

A ONG recebe doações financeiras e também busca empresas madrinhas, que podem contratar serviços para mídias sociais, como conteúdo, fotografias, identidade visual, entre outros, que são feitos pelos alunos do projeto. Mais informações no site www.criarum.org.br.

Atitude na Cabeça

A Instituição Atitude na Cabeça ajuda pessoas carentes que tiveram a perda total ou parcial dos cabelos por causa de alguma patologia. Os voluntários produzem perucas com doações de cabelos, mas também arrecadam lenços, chapéu, turbantes, bonés, boinas e alimentos.

Para saber como ajudar, basta acessar a página do Facebook: www.facebook.com/atitudeofc.

Associação Fênix – Ações pela Vida

Criada em 2006, a Associação Fênix atua no combate à violência sexual e doméstica e atende crianças, adolescentes e jovens que convivem com HIV/Aids. É oferecido de atendimento social e psicológico, com ações como oficinas lúdicas, reforço escolar, , incentivo à leitura, dinâmicas em grupo e individual, aconselhamento, assistência jurídica e visitas domiciliares.

Você pode fazer doações financeiras, de alimentos, computadores ou brinquedos. Neste momento de pandemia, a associação, inclusive, está com dificuldades em manter seu atendimento e sede devido à perdas de colaborações. Para saber como ajudar, basta acessar o site www.fenixacoespelavida.org.br.

Grupo Dignidade

Fundado em 1992, o Grupo Dignidade é pioneiro no Paraná em promoção de cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+). O objetivo é auxiliar na defesa e promoção da livre orientação sexual, identidade e expressão de gênero, bem como dos direitos humanos.

Entre os projetos desenvolvidos pelo grupo estão campanhas de combate à discriminação, prevenção da AIDS, atendimento psicológico, orientação jurídica e de serviço social, criação de espaços de convivência e grupos de apoio, além de atividades culturais.

Para ajudar, você pode fazer doações financeiras, trabalhar como voluntário ou se afiliar ao grupo. Saiba mais no site www.grupodigninidade.com.br.

Chácara Meninos de 4 Pinheiros

A Fundação Educacional Profeta Elias, mais conhecida como Chácara Meninos de 4 Pinheiros, foi criada por um grupo de educadores para dar assistência e educação integral a crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade social, principalmente aqueles que são moradores de rua.

Os meninos, com idades entre 6 e 18 anos, ão acolhidos em uma chácara na cidade de Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, onde é realizado um trabalho educacional para promover a  reconstrução dos vínculos familiares e/ou a reintegração à comunidade.

Você pode fazer doações financeiras em uma conta bancária ou por meio da fatura de luz e imposto de renda. Saiba mais no site www.4pinheiros.org.br.

Movimento Recriança

Para melhorar as condições de vida na comunidade de Bateias, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, foi criado o Movimento Recriança, em 1995. O objetivo é prestar auxílio para as crianças e suas famílias e reduzir os riscos de exclusão social.

Os voluntários desenvolvem diversas atividades, que vão desde reforço escolar, aula de informática, desenho e até confecção de brinquedos. Durante as ações, ainda é oferecida alimentação mais saudável para as crianças.

O movimento é mantido por meio de eventos beneficentes e campanhas de arrecadação de alimentos. Para ajudar, é possível fazer doações financeiras, de roupas, material escolar, produtos de higiene e limpeza e alimentos ou comprar uma caneca do projeto. Você encontra mais informações no site www.recrianca.org.br.

 

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Oficina de Música: Programação infantojuvenil ganha destaque na edição virtual

Shows para as crianças e bate-papos para pais e educadores estão entre as atrações A educação musical também têm destaque...
- Advertisement -

Veja Também

close-link
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==