De Chaleira: O futebol também é para você

Futebol é tema de nova coluna no Curitiba de Graça

Vem cá, deixa eu te contar um segredo, cola o seu ouvido aqui, porque vou sussurrar: o futebol também é para você. Não, não precisa fazer essa cara de indignação, não duvide, você também pode gostar e entender sobre o esporte que é a “cara” desse nosso país.
O quê? Não estou te ouvindo. Ah, já te falaram que ia ser difícil você entrar nesse meio? O pior que vivem falando isso aqui também. Mas posso te pedir um favor? Esquece essa frase aí, ela é a maior furada. Que tal a gente substituir essa ideia maluca de exclusão pela verdade de que esse espaço também é seu? – se você quiser que ele seja, lógico.
E antes que alguém ouse pensar: não, o futebol não é coisa de gente com tempo sobrando, de baderneiro e de farristas. Esse esporte, que arranca tantos sorrisos dos torcedores é sério! Ele tem voz na política, no contexto histórico social do país e vai muito além do grito de gol que ecoa das arquibancadas.
Viver da bola é o sonho de meninos e meninas. Falar sobre ela é a reunião – antes da pandemia – no final de semana. É na Copa do Mundo juntar a família e torcer pela Seleção. Não seja hipócrita, é impossível separar a história do Brasil do futebol, você sabe disso.
Talvez, se mergulharmos um pouco a fundo nesse universo das quatro linhas a gente consiga entender, em pequenas porcentagens, o que 22 jogadores representam dentro e fora do clube. Vamos tentar?
Sejam bem-vindos ao De Chaleira! A minha, a sua, a nossa coluna de esportes.
É um prazer conhecê-los,
Aline Campanhã

Interiorana de São Paulo, amo colocar um sorriso no rosto, soltar uma boa gargalhada e assistir um futebolzinho. Jornalista unespiana, sou torcedora fanática desse esporte. Grito, choro, coloco minha camiseta e, se deixar, vou até amanhã falando sobre a partida do final de semana. Será que você tem paciência para ouvir?
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.