Festival teve mais de 90 filmes exibidos, entre produções nacionais e internacionais
“Megg, a margem que migra para o centro”, curta-metragem da cineasta curitibana Larissa Nepomuceno, que assina direção e roteiro com Eduardo Sanches, recebeu uma Menção Honrosa no 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, que aconteceu na última semana de junho.
O festival exibiu, de forma on-line e gratuita, mais de 90 filmes entre mostras competitivas, retrospectivas dos homenageados Andrea Pasquini e Rodrigo Aragão, sessões especiais e nostálgicas.
O curta-metragem curitibano já recebeu diversos prêmios e participou de dezenas de festivais. O filme, um documentário, foi a estreia de Larissa Nepomuceno na direção e roteiro. Ele mostra a história da professora Megg Rayara de Oliveira, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, a primeira travesti negra a se formar doutora na UFPR, em março de 2017, e autora do livro “Diabo em forma de gente”, em que retrata a trajetória de docentes que são alvo, ao mesmo tempo, de racismo e homofobia.
VEJA TAMBÉM: Paraná Cultura: Plataforma reúne vídeos de música, teatro, filmes, livros, oficinas e podcasts gratuitos
A ideia do documentário, segundo Larissa, foi tentar combater os estereótipos e preconceitos contra transexuais e travestis. “Além disso, para mim, não fazia sentido que apenas em 2017 uma travesti tivesse se tornado Doutora no Brasil. O projeto partiu dessa vontade de apresentar a história da Megg como uma realidade possível. Queria muito que fosse uma extensão da sua militância, que quebrasse com a visão estereotipada e marginalizada que as pessoas em geral têm de uma travesti”, contou ela em um entrevista para o Curitiba de Graça, publicada AQUI.
Para quem perdeu a exibição no festival, o curta-metragem “Megg, a margem que migra para o centro” está disponível gratuitamente no YouTube da Beija Flor Filmes, produtora do filme.
Saiba quais foram os outros ganhadores do 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos no vídeo da cerimônia de encerramento
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=F3iy6CopuB8″ loop=”no” muted=”no” /]
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.