Marcha pela Diversidade contará com mais de 30 atrações em Curitiba
No próximo domingo, 8 de julho, será realizada a 3ª Marcha Pela Diversidade, em Curitiba. A partir das 11h, acontece a concentração em frente ao palco montado na Praça Santos Andrade. Depois das 14h, a marcha segue o Trio Elétrico pela Rua João Negrão, Avenida Marechal Deodoro até a Praça Zacarias e depois até a Avenida Luiz Xavier, na Boca Maldita. Imperador Sem Teto, Raissa Fayet e Mulamba são algumas das artistas confirmadas. Também haverá apresentações performáticas, DJs e falas de conscientização sobre o combate a LGBTIfobia.
A organizadora do Coletivo Cássia, Ananda Puchta, explica que o intuito da marcha é proporcionar um ambiente de conscientização política das pessoas LGBTI, trazendo à tona debates sobre direitos, como combate à violência, ao bullying e à evasão escolar, além da necessidade de acolhimento dos jovens LGBTI que não tem apoio familiar, entre outros. “É uma tentativa de criar um espírito de comunidade, para que todas as pessoas se sintam responsáveis e parte da causa. A inclusão é a nossa bandeira”, afirma.
Durante a manifestação, serão vendidas camisetas e copos da Marcha Pela Diversidade. O valor arrecadado será usado para a reforma do espaço do Grupo Dignidade, que oferece apoio à população LGBTI por meio de atendimentos psicológicos, testagem rápida de HIV e promoção de direitos humanos LGBTI. O Grupo Dignidade é a primeira ONG no Paraná e a segunda mais antiga do Brasil, atuando há 26 anos na defesa e promoção dos direitos LGBTI. Também é possível comprar o kit antecipado através do link: http://bit.ly/marchapeladiversidade.
O evento é organizado pela Aliança Nacional LGBTI, Grupo Dignidade, Coletivo Cássia e TransGrupo Marcela Prado. A marcha foi criada em 2016 com o intuito de conscientizar a população LGBTI sobre a necessidade de combate à LGBTIfobia, em alusão ao dia 17 de Maio, Dia Internacional de Combate à Violência Contra Pessoas LGBTI.
Realidade brasileira
O Brasil é o país onde mais ocorrem mortes de transexuais e transgêneros em todo o mundo. O ranking foi elaborado por uma organização civil europeia chamada Transgender Europe. Segundo o relatório da ONG, em números absolutos, foram assassinados no Brasil, entre 2008 e 2016, 868 pessoas trans – aquelas que não identificam o próprio gênero com o sexo biológico. No último ano, o Brasil ainda teve um aumento de 30% de assassinatos de pessoas trans em comparação a 2016.
Confira as atrações confirmadas:
Bloco Saí do Armário e Me Dei Bem
DJs
Kalvin Freitas
Everton Bitencourt
Kuruh
Wander Bueno
Neh Hoffmann
Murilo Prestes
Alice Cavazotti
Carmen Agulham
Drags
Shayanne Ashela
Scarlet Bastos
Thalita Pereira
Soraya Outback
Layla Albuquerque
Alexia Mozzer
Linda Power
Hellen Werneck
Myrella Massafera
Barbra+amigas
Myrella Albuquerque
Patricia Lemonge
Jhenny Willer
Barbara Bueno
Bandas
Raissa Fayet
Imperador Sem Teto
Mulamba
SERVIÇO: Marcha pela Diversidade
Data: 8 de julho
Horário: a partir das 11h
Local: Concentração na Praça Santos Andrade
Evento gratuito