Vox Urbe 2023: encontro gratuito de poesia segue até sexta no Teatro da Caixa

É com autores experientes que o Vox Urbe 2023 encerra uma etapa marcada pelo encontro com uma nova geração de autores que bebem na fonte das expressões de rua e da cultura da periferia.

Vox Urbe 2023: encontro gratuito de poesia
Vox Urbe 2023: encontro gratuito de poesia

Vox Urbe 2023 – Encontro de Poesia em Curitiba

O escritor Guarani e ativista de Novo Itacolomi, Olívio Jekupé, é um dos convidados da última semana da primeira etapa do Vox Urbe 2023 – Encontro de Poesia. Ele estará ao lado de Jussara Salazar, na próxima sexta – feira, 24, no palco do Teatro da Caixa para ler seus poemas e conversar com a plateia. Na quinta-feira, 23, os convidados são Ricardo Pedrosa Alves e Roberto Prado. A entrada é gratuita e ao final o público tem o microfone aberto para apresentar seus escritos.

A curadoria é compartilhada entre Ricardo Pozzo, Julia Raiz e Kenni Rogers, que ao longo do mês de março promoveu seis encontros.  Participaram também Trava da Fronteira & Daniele Rosa; Gizele Carneiro & Rosane Arminda; Nick Blackout & Richard Roch; Gal Freire & Be RGB.

Jussara Salazar no Vox Urbe 2023
Jussara Salazar no Vox Urbe 2023

Mesa Redonda – No dia 22, o Vox Urbe promove também uma mesa redonda em parceria com o Fórum de Literatura de Curitiba. Com a participação de Julia Raiz, Daniele Rosa, Anna Azevedo, Dédallo Neves, Álvaro Posselt e Rafaela Kawasaki, a conversa partirá do tema “Por que precisamos falar sobre literatura e consciência de classe?” “Propomos uma discussão sobre articulação política na área de literatura”, diz Julia, que atua no Fórum de Literatura, organização de sociedade civil que surgiu em 2021, com a intenção de compartilhar experiências coletivas e discutir estratégias de auto-organização. “Queremos levantar questionamentos em relação à importância da consciência de classe em pessoas trabalhadoras da cultura”, completa Julia.

Convidados

Ricardo Pedrosa Alves, nascido em 1970, é escritor e professor universitário, vencedor nacional do Prêmio Helena Kolody e com diversas obras publicadas, entre elas as coletâneas de poemas Desencantos mínimos (1996), Barato (2011),Teratoma (2022). Professor colaborador do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pesquisador de literaturas africanas.
O poeta e letrista curitibano, Roberto Prado é autor de Amplo Espectro (2019) e Sim senhor às suas ordens isto é um motim (1994). Assina dezenas, talvez centenas de poemas e letras de canções, algumas criadas em parceria e outras autorais. Prado transita pela poesia e pela letra de canções.

Jussara Salazar é poeta e artista plástica. Publicou os livros Casa de Alice (1999), Baobá, Poemas de Leticia Volpi (2002), Natália (2004), Coloraurisonoros (Buenos Aires, 2008) e Carpideiras (2011). Faz parte de Dedo de moça — uma antologia das escritoras suicidas (São Paulo: Terracota Editora, 2009). Publicou também sua poesia em várias revistas e antologias brasileiras e internacionais. Edita a revista eletrônica de arte e literatura Lagioconda7.

Olívio Jekupé estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Universidade de São Paulo (USP). Começou a escrever poesias em 1984, e foi um dos primeiros escritores indígenas a redigir sobre a cultura do seu povo. Entre as suas obras de ficção, podemos encontrar: ‘As queixadas e outros contos guaranis’; ‘Ekoa – Conhecendo uma Aldeia Indígena’; ‘A mulher que virou Urutau’; ‘Ajuda do Saci’; ‘Verá – O contador de histórias’;  Além da não ficção: Literatura escrita pelos povos indígenas; e A invasão. É presidente da Associação Núcleo dos Escritores e Artistas Indígenas (Nearin) e um dos fundadores da Associação Guarani Nae’en Porã.

Olívio Jekupé participa do Vox Urbe 2023
Olívio Jekupé participa do Vox Urbe 2023

Ficha Técnica:
Realização: Processo multiartes                                                                            Produção: Candaces Produção Cultural e Vão Livre Produções ArtísticasApoio: Caixa Cultural. Governo Federal Incentivo: Celepar

“Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”

Participe do Grupo de Whats do Curitiba de Graça!

Serviço:
O que: Vox Urbe 2023
Onde: Teatro da Caixa (Conselheiro Laurindo, 280)
Horário: 19h30
Ingressos: Entrada Franca – Retirar ingressos com uma hora de antecedência

 Programação:
22/03 Mesa Redonda sobre literatura
23/03: Ricardo Pedrosa Alves & Roberto Prado
24/03: Jussara Salazar & Olivio Jekupe