#CulturapeloBrasil: Espetáculo “Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt” tem nova apresentação no YouTube

Espetáculo mistura de elementos da cultura pop, internet, teatro e cinema com o nosso presente

Escolhido como o melhor espetáculo na categoria drama, pelo Júri Popular, no 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt terá uma nova apresentação no dia 27 de setembro, às 19h, no canal do YouTube da Cia Banquete Cultural.
A apresentação tem ingresso solidário por meio de uma Vakinha virtual AQUI. Cada pessoa paga o quanto que puder e achar justo.
Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt é a prova cabal de que o teatro-web veio mesmo para ficar e evoluir para camadas cada vez mais profundas. Com texto ágil, forte e provocativo, os dois atores e o diretor dominam o jogo cênico através da web, e nos conduzem a uma verdade cênica poucas vezes experimentada”, ressalta o diretor do 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, Jean Mendonça.

VEJA TAMBÉM: Mostra MOVE de Teatro reúne companhias curitibanas em transmissões ao vivo

A peça, que tem classificação indicativa de 14 anos, conta a história de um casal de desconhecidos que acorda na mesma casa. Ambos trazem apenas fragmentos da noite anterior e precisam um do outro para montar esse grande quebra cabeça de sentimentos e memórias. Dialogando através do humor e mistura de elementos da cultura pop, internet, teatro e cinema com o nosso presente, a adaptação do texto traz esta tensão iminente que nos restringe a uma quarentena.
Para uma das juradas do festival, Silvana Stein, os dois atores estão em perfeita sintonia durante toda performance, mantendo uma constante parceria com o momento da trama. “As personagens trazem uma necessidade de viver, apesar do confinamento provocado pela Covid-19, e da falta de memória sobre o que aconteceu na primeira noite em que essas figuras se conheceram. Existe o confinamento da casa e existe a vida dos vizinhos, elementos que nos põem como espectadores da realidade que estamos passando em 2020 no mundo”, comenta.
A experiência é uma adaptação do texto teatral A História dos Ursos Pandas Contada por um Saxofonista que Tem uma Namorada em Frankfurt, do dramaturgo romeno Matéi Visniec, que autorizou a encenação e elogiou a peça como uma forma de resistência artística.
Matéi tornou-se um dos autores contemporâneos mais encenados do mundo. Seus textos, sempre absurdos, exploram o questionamento sobre a “realidade” e nossos padrões sociais e existenciais. Atualmente, ele vive em Paris e trabalha como jornalista no Radio France Internationale.