Cultura pelo Brasil: YouTube é coisa de Jeca, sim! Canal celebra a obra de Mazzaropi

Série Histórias no Museu é ilustrada por filmes e histórias de Amácio Mazzaropi

O jeito sem jeito de se declarar à mulher amada, o olhar sempre atual para a política brasileira, as gafes do matuto que não tem lá muita intimidade com as coisas da praia. Amácio Mazzaropi (1912-1981) é considerado um dos maiores atores cômicos brasileiros e para o público relembrar ou conhecer sua icônica obra, o Museu Mazzaropi, localizado em Taubaté (SP) lançou diversos vídeos em seu canal do YouTube desde o fechamento temporário da sede por causa da pandemia.
Histórias no Museu é uma série temática, ilustrada por trechos dos 32 filmes em que Amácio Mazzaropi atuou e produziu. A apresentadora Verônica Ferreira conta histórias e fatos mediados pela obra do comediante, responsável por interpretar na telona personagens como Betão Ronca Ferro, Chico Fumaça e, claro, Jeca. A proposta é apresentar o olhar atento e irreverente dos tipos criados por Mazzaropi em situações típicas da gente brasileira.

Acervo do museu em Taubaté (SP) reúne cerce de 20 mil itens. Foto: Divulgação

Sucessos de bilheteria em seu tempo, os filmes de Mazzaropi contaram com a participação de grandes nomes da dramaturgia brasileira, entre eles, Ruth de Souza, Odete Lara, Eugênio Kusnet, Genésio Arruda, Tarcísio Meira, Luís Gustavo, Jofre Soares e a sua sempre companheira, Geny Prado. Essas e outras curiosidades estão presentes na série, que tem novos episódios todas as quintas-feiras.

VEJA TAMBÉM: Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Cine Passeio

As gravações são feitas no próprio Museu Mazzaropi, criado em 1992 por João Roman Júnior, amigo pessoal do cineasta. O acervo do museu, que fica ao lado dos estúdios onde o ator rodou várias filmes, reúne cerce de 20 mil itens, entre fotografias, pôsteres, câmeras, objetos de cena e equipamentos de som e de edição.
Você encontra mais informações sobre o museu no site museumazzaropi.org.br, no Facebook ou no Instagram.

 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.