Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Cine Passeio

Filmes franceses se unem a programação presencial do Cine Passeio, que ainda continua com a mostra do cultuado diretor polonês Krzysztof Kieslowski

Camile Triska, com assessorias de imprensa
A partir desta semana, a programação presencial do Cine Passeio traz o Festival Varilux de Cinema Francês, com a exibição de 16 diferentes filmes, um cada dia, sempre às 19h, na Sala Luz.
Na mesma sala ainda continua em cartaz a Mostra Kieslowski, com obras do polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996), considerado um dos maiores diretores do cinema mundial. Desta vez, os filmes exibidos, sempre às 15h, serão “Não Matarás” (1988), “Não Amarás” (1988) e “Amador” (1992) – esse último apresentado pela primeira vez nos cinemas brasileiros.
Já na Sala Ritz, a programação continuará com dois filmes da última semana: “Mulher Maravilha 1984”, longa-metragem dirigido por Patty Jenkins, e “Pinóquio”, do italiano Matteo Garrone.
Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site www.ingresso.com ou na bilheteria do local. O horário de funcionamento do Cine Passeio é das 13h às 22h, de terça a domingo. O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, 410 – Centro. Mais informações no site www.cinepasseio.org ou pelos telefones (41) 3323-1979 e (41) 99101-8844. O uso de máscaras no cinema é obrigatório.

Cinema em casa

Quem ainda não se sente seguro para frequentar o cinema pode aproveitar as exibições virtuais que continuam no site. Até o dia 17 de fevereiro, na sala virtual Cine Vitória, que apresenta filmes gratuitos, também tem um filme francês: o drama “Donas da alegria”, de Anne Paulicevich e Frédéric Fonteyne, além do canadense “Kuessipan”, de Myriam Verreault e dois documentários nacionais: “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci, e para os amantes de punk rock,  “Guidable: A verdadeira história dos Ratos de Porão”, de Fernando Rick e Marcelo Appezzato.
Pela parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR Play, nesta semana são indicados “Esteros”, de Papu Curotto, e “Recta Final” de Tomás Lipgot – esse não têm legenda em português.

VEJA TAMBÉM: Cultura pelo Brasil: Festival on-line apresentará 30 filmes japoneses

Entre os filmes mais recentes, na sala virtual Cine Plaza, com cobrança de ingressos, estreia o drama indiano “A jornada de Jhalkib”, dirigido por Brahmanand S. Singh e Tanvi Jain. Continuam em cartaz o suspense grego “O Mistério de Frankenstein”, de Costas Zapas e o sérvio “Inteligência Artificial – Ascensão das Máquinas”, de Lazar Bodroza, além do inglês “Medo de Amar”, de Guy Davies, que mistura de drama, romance e comédia, o thriller “Contágio em Alto Mar”, de Neasa Hardiman, e o lituano “O Castelo dos Sonhos”, de Lina Luzyte.

Programação presencial do Cine Passeio
*Válida de 11 a 17 de fevereiro

Sala Luz

  • Mostra Kieslowski
    Horário: 15h

Não Matarás (1988)
Exibições nos dias 11 e 14 de fevereiro
Drama | Legendado
Classificação indicativa: 16 anos
Um jovem polonês desempregado, que é obcecado pela violência, assassina friamente um motorista de táxi. No julgamento, um advogado recém-formado é designado para defendê-lo.
Não Amarás (1988)
Exibições dias 12 e 16 de fevereiro
Drama | Legendado
Classificação indicativa: 16 anos
Um solitário jovem de 19 anos tem como distração observar a vizinha que mora no prédio em frente, que é uma bela artista por volta dos trinta anos com muitos amantes. Em um dia, ele consegue se encontrar com ela, mas o relacionamento não segue o rumo esperado.
“Amador” (1992)
Exibições nos dias 13 e 17 de fevereiro
Drama | Legendado
Classificação indicativa: 12 anos
Um morador de uma pequena cidade polonesa compra uma câmera para registrar o crescimento da sua filha, mas seu chefe acaba o convidando para também registrar o cotidiano da fábrica onde trabalha. Por ser a primeira câmera da cidade, essa nova empreitada acaba tendo grandes proporções, quando ele ainda é nomeado fotógrafo oficial do local.

  • Festival Varilux de Cinema Francês
    Horário: 19h

11 de fevereiro
DNA

Drama | Legendado
Direção: Maïwenn
Classificação indicativa: 14 anos
Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, que mora em asilo para idosos, a quem ela adora e admira, homem que a criou e, sobretudo, a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô desencadeará uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige. O filme foi selecionado para o Festival de Cannes 2020.
12 de fevereiro
Gagarine

Drama | Legendado
Direção: Fanny Liatard e Jérémy Trouilh
Classificação indicativa: 14 anos
Esse filme, também selecionado para o Festival de Cannes de 2020, mostra Youri, um adolescente de 16 anos que sonha em ser cosmonauta e cresceu em Gagarine, enorme conjunto habitacional em Ivry-sur-Seine. Ao saber que esse local está ameaçado de demolição, ele decide se unir a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de outros moradores, Youri então se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua “nave espacial”.
13 de fevereiro
Apagar o Histórico
Comédia | Legendado
Direção: Gustave Kervern e Benoît Delépine
Classificação indicativa: 14 anos
Ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim de 2020, esse filme se passa em um loteamento no interior da França, onde três vizinhos se descobrem vítimas das novas tecnologias e redes sociais. Marie é alvo de chantagem devido a um vídeo de conteúdo sexual, Bertrand vê a filha ser objeto de bullying na escola e Christine, motorista de carros de aluguel, se mostra inconformada ao constatar que as notas dadas por seus clientes se recusam a melhorar. Juntos, eles decidem declarar guerra aos gigantes da internet.
14 de fevereiro
Mais que especiais
Comédia | Legendado
Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache
Classificação indicativa: 12 anos
Dos mesmos diretores do premiado “Intocáveis”, “Mais que Especiais” recebeu sete indicações ao Prêmio César 2020, considerado o Oscar do cinema desse país. Estrelado pelo ator Vincent Cassel, mais conhecido do público brasileiro por suas atuações em produção norte-americanas, esse filme mostra dois personagens que se dedicam à formação de profissionais para cuidar de jovens autistas vindos de bairros problemático, especialmente os considerados “super complexos”, ou seja, daqueles jovens que são rejeitados em instituições.
16 de fevereiro
O capital no século XXI
Documentário | Legendado
Direção: Justin Pemberton, Thomas Piketty
Classificação livre
Adaptado do livro homônimo de Thomas Piketty, sucesso mundial com mais de 25 milhões de exemplares vendidos, esse documentário intercala referências à cultura pop com intervenções dos mais influentes especialistas de nossa época, propondo uma viagem através da história moderna de nossas sociedades.
17 de fevereiro
Notre Dame
Comédia | Legendado
Direção: Valérie Donzelli
Classificação indicativa: 12 anos
Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, conquista, graças a um mal entendido, o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame. Às voltas com essa nova responsabilidade, ela se vê em meio a uma tempestade ao precisar lidar ao mesmo tempo com um antigo amor da juventude que reaparece de repente e com o pai de seus filhos, a quem não chega a abandonar completamente.
Sala Ritz

Mulher Maravilha 1984 (Legendado)
Exibições de 11 a 17 de fevereiro
Horário: 15h30
Aventura | Legendado
Direção: Patty Jenkins
Classificação indicativa: 12 anos
O filme se passa na década de 80, como o próprio título sugere, e mostra a heroína ainda não conhecida publicamente trabalhando com curadora de um museu, onde descobre uma misteriosa rocha que pode se tornar um perigoso instrumento nas mãos de pessoas más intencionadas. Embora o longa-metragem divida opiniões entre os críticos, está sendo um sucesso de bilheteria no Brasil.
Pinóquio
Exibições de 11 a 17 de fevereiro
Horário: 19h30
Fantasia, Drama | Legendado
Direção: Matteo Garrone
Classificação indicativa: 10 anos
Estrelado pelo premiado ator Roberto Benigni, que interpreta o personagem Gepeto, o filme conta a famosa história do personagem de madeira que ganha vida, mas o diretor já afirmou em entrevistas que desejou ser o mais fiel possível ao livro, lançado em 1883 pelo italiano Carlo Collodi, ou seja, o público pode esperar uma versão que está sendo chamada de sombria – bem diferente do clássico da Walt Disney.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.