Corais de Curitiba: Grupo Brasileiro completa cinco anos de formação

Grupo formado por jovens foi criado para somar aos outros corais do Conservatório de MPB de Curitiba

Criado em 2017 para somar vozes ao Coral Brasileirinho, de crianças, e Vocal Brasileirão, de adultos, o Grupo Brasileiro está de aniversário. Com direção cênica de Milton Karam e direção musical de Helena Bel, ele é formado por jovens que sempre se apresentam cantando clássicos da MPB.

Atualmente, o grupo é composto pelas sopranos Cecília Carollo, Flavia Sarturi, Giulia Gaio, Júlia Oliveira e Maria Clara Moro; pelos contraltos Aldine Copetti, Ana Paula Parodi, Brianna Carmali, Cristina Martins e Luana Karam; pelos tenores Arthur Xavier e Igor Loureiro; e os barítonos Gabriel Vieira, Guilherme Poletto e Joaquim Costa.

“A energia que os jovens trazem ao grupo é intensa. Eles querem participar do trabalho, são mais críticos, ativos e geradores de ideias. Isso é visível tanto na qualidade musical do grupo, como na expressão artística”, comenta a diretora musical.

VEJA TAMBÉM: O Vento me Entrega Você: Jovem curitibano lança segundo single

O Grupo Brasileiro já realizou diversos projetos, entre os quais três espetáculos musicais: Pixains e Cabeludos (2017), Palavras (2018) e Mais Palavras (2019). Os shows foram apresentados em festivais e encontros, como Festival Lux Mundi – Arte Colaborativa, do Curso de Música Universidade Federal do Paraná, a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba e a 38ª Semana Literário e Feira do Livro, também da UFPR.

“Esses cinco anos de grupo mostram o amadurecimento musical que esses jovens já têm. Não são marinheiros de primeira viagem, a maioria já esteve no Coral Brasileirinho e trouxe essa experiência para o Brasileiro”, afirma Helena Bel.

Do palcos para as telas

Com a pandemia, o Grupo Brasileiro seguiu a linha das produções digitais e realizou os videoclipes “A Violeira”, de Tom Jobim e Chico Buarque, “Meditação e Barato Total”, ambas de Gilberto Gi, e “Nós Amamos Tanto Aquela Luz”, um especial de Natal.

Os jovens também participaram de duas gravações em conjunto com os grupos do Conservatório de MPB de Curitiba: “Quando o Natal Chegar”, de Luiz Barcos e Carlos Levy, com integrantes do Coral Brasileirinho, e de uma grande produção em homenagem a João Lopes, ao lado de integrantes do Vocal Brasileirão e professores do Conservatório de MPB.