Consciência Negra: Pesquisa, cultura e debates marcam eventos do Museu de Arqueologia e Etnologia

Eventos promovem entrevistas, programa de rádio, live de artesanato e mesa-redonda

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove diversos eventos on-line até o 26 de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra no Brasil, celebrado em 20 de novembro.
Os eventos reúnem pesquisa, expressões culturais e debates sobre temas da questão negra no Brasil e na América Latina, incluindo as políticas afirmativas no ensino superior.
A programação iniciou no dia 11 de novembro com uma série de entrevistas, que estão disponíveis no YouTube do MAE-UFPR, com pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGAA) da UFPR.
Os participantes foram Bruna Reis que pesquisa as figuras de Chico Rei e Maria Conga nas memórias sobre a escravidão dos Congados de Ouro Preto (MG); Éber Silva, que investiga a experiências de pessoas com deficiência no quilombo João Surá; José Roberto Barbosa, que estuda a memória do Quilombo Brotas de Itatiba (SP); e Rosana de Paula, autor de trabalho sobre a organização política do quilombo Ribeirão Grande/Terra Seca (SP). As entrevistas ficarão disponíveis no canal do Mae-UFPR.
Nesta sexta (20/11), ainda ocorreu uma live de estreia da série “Faça Você Mesmo”, pela qual a equipe do MAE-UFPR pretende ensinar a fazer versões domésticas de artefatos e outras produções culturais. A museóloga Tamara Evangelista ensinou a fazer um xequerê de  materiais recicláveis. O instrumento musical é uma espécie de chocalho usado em manifestações culturais afro-brasileiras, tais como o maracatu. Para assistir, clique AQUI.

Música e mesa-redonda

Continuando a programação, neste sábado (21/11) haverá uma edição especial, chamada “Consciência Negra Musical”, do programa Tropicana Musical, transmitido às 15h pela Rádio Paraná Educativa (97.1 FM em Curitiba e Região e pela internet).

VEJA TAMBÉM: Movimento Negritudes UFPR promove evento no YouTube até o final do mês

O programa terá participação do professor Edwin Ricardo Pitre-Vásquez, do Departamento de Artes (Deartes) e do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia (Grupetno) da UFPR e dará ênfase a artistas, repertórios e ambientes musicais da América Latina, em especial músicas executadas por mulheres negras do continente americano.
Já na próxima quarta (25/11), acontece uma entrevista, a partir das 16h, pelo YouTube, com o artista Leandro Júnior, um dos selecionados para a exposição “A Substância da Terra: O Sertão”, do Museu Nacional da República, em Brasília, pelo curador canadense Simon Watson.
Encerrando os eventos, na quinta (26/11), a mesa-redonda “Impactos das Ações Afirmativas nos sistemas de Pós-Graduação: experiências de discentes do PPGAA-UFPR”, ainda sem horário divulgado, debaterá o sistema de vagas reservadas adotadas pelo programa desde 2016. Atualmente o PPGAA é um dos cinco programas de pós-graduação da UFPR a adotar políticas afirmativas nos processos seletivos, em um universo de cerca de 90 programas.