Confira quais memoriais e museus da Fundação Cultural de Curitiba estão abertos durante a semana

Espaços culturais têm entrada gratuita, mas restrições de público devido à pandemia

ATUALIZAÇÃO: Devido ao decreto municipal 940/2021, os museus terão suas atividades presenciais suspensas até o dia 9 de junho
Durante a semana, o público já pode visitar presencialmente os museus administrados pela Fundação Cultural de Curitiba, todo com entrada gratuita. Devido à pandemia, os espaços têm horários de funcionamento reduzidos (confira no final da matéria) e a obrigatoriedade do uso de máscara.
Três das exposições que podem ser conferidas estão no Centro Cultural Solar do Barão, no Centro. Na Gibiteca, continuam em cartaz as mostras “Punk Afonso” e “Viajante Ilustrado”. A primeira é uma homenagem ao quadrinista Rodrigo Belato, criador do personagem e que morreu no ano passado. A segunda traz desenhos e histórias assinadas por André Caliman, feitas a partir de viagens do artista pelo Brasil e pela Europa – essa também está disponível virtualmente.
Atravessando o pátio do centro cultural, no Museu da Fotografia, é possível ver “Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana”, mostra da artista visual Maria Baptista que apresenta fotografias recentes e mais antigas, estão expostos mapas e objetos reunidos por Baptista durante sua incursão pela área de proteção ambiental.
A poucos metros dali, no Centro Histórico, o público pode chegar ao Memorial de Curitiba e visitar duas atrações: a mostra “Sérgio Ferro: um artista curitibano, brasileiro e universal”, está no Salão Paranaguá, no 1º andar. No mesmo piso, também é possível ver a exposição “Altares Retábulos da Matriz de Curitiba”. Feitas em cedro, as peças vieram de Portugal e datam do século 18.

VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer abrirá às segundas-feiras

Do outro lado da cidade, no Portão Cultural, o Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) apresenta três outras exposições: “De Profundis”, com pinturas e instalações da artista plástica Yara Martins, “Afluxos”, de Luciana Silveira, e a instalação de arte digital “Para Continuar Navegando”, de Fabiana Caldart e Felipe Gomes.
O MuMA ainda tem peças de arte em exposição permanente no local, como os painéis cerâmicos de Franco Giglio, na entrada do centro cultural, o painel em madeira de Poty Lazzarotto, e a escultura em concreto de Tomie Ohtake, que fica atrás do prédio.

Espaços culturais em parques

Em três parques de Curitiba também são apresentadas mostras permanentes. No Memorial Polonês do Bosque João Paulo II, localizado no Centro Cívico, o público pode visitar a réplica de uma capela e de ambientes domésticos dos primeiros imigrantes vindos da Polônia.
Já o Parque Tingui é sede do Memorial à Imigração Ucraniana, que tem construções relacionadas aos primeiros imigrantes, como a réplica da mais antiga igreja ucraniana do Brasil, uma exposição de pêssankas, ícones religiosos e objetos.
Recentemente inaugurado, o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin no Parque São Lourenço possui mais de cem obras do artista. Contudo, para esse espaço é necessário agendar a visitação pelo site www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista – as obras que ficam na parte exterior podem ser vistas sem necessidade de agendamento.

HORÁRIOS E ENDEREÇOS DOS ESPAÇOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA JÁ REABERTOS
Todos os locais têm entrada gratuita 

Memorial de Curitiba
Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – calçadão do Largo da Ordem
Horário: 10h às 12h e 13h às 16h, de terça a sexta-feira
Memorial Ucraniano
Rua Dr. Mbá de Ferrante s/nº – no Parque Tingui
Horário: 10h às 16h, de segunda a sexta-feira
Memorial Polonês
Rua Mateus Lemes, em frente ao Portal Polonês – no Bosque João Paulo II
Horário: 10h às 17h, de segunda a sexta-feira
*A capela e a casa de artesanato abrem às 9h
Memorial Paranista
Rua Mateus Leme, 4700 – no Parque São Lourenço)
Horário: 10h às 18h, de terça a sexta-feira (o último grupo de visitantes entra às 17h)
É necessário fazer agendamento pelo site www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista
Centro Cultural Solar do Barão (Museus da Fotografia e Gravura e Gibiteca)
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Horário: 12h às 18h, de terça a sexta-feira
Museu Municipal de Arte (MuMA)
Avenida República Argentina, 3.432 – no Portão Cultural
Horário: 10h às 18h, de terça a sexta-feira
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.