O local tem opções de trilhas em meio à natureza e exposições permanentes sobre a história do Saneamento no Paraná

Foto: Divulgação/Sanepar

A cidade de Piraquara guarda uma riqueza incalculável: a principal fonte de água de Curitiba e Região Metropolitana, os chamados Mananciais da Serra. Eles são parte de uma Área de Preservação Ambiental (APA) e compõem o Parque Estadual Pico do Marumbi e o Roteiro Caminho Trentino de Piraquara, atrações ainda não tão conhecidas pela população paranaense e turistas.

Os Mananciais da Serra, que ficam a cerca de 40 km da capital, ocupam um espaço que se estende da divisa de São José dos Pinhais até a área central de Piraquara e são uma opção para quem quer ter contato com a natureza. As visitações são gratuitas e englobam caminhadas na Mata Atlântica e tour pela história da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Mas, o local pode ser visitado apenas em algumas datas em cada mês. Em fevereiro, ele abrirá nos dias 8, 9 e 29, e em março, nos dias 1, 14, 15, 28 e 29. O horário é das 8h30 às 17h30 (com entrada permitida até as 16h).

“Na chegada o visitante faz um cadastro obrigatório e recebe orientações de segurança e uso do local, e logo depois é liberado para fazer as trilhas. A visitação é limitada apenas a caminhada e contemplação, mas também é possível fazer piqueniques em família”, explica Walmir Santos, educador socioambiental da Sanepar, mantenedora do local junto com o Instituto Água e Terra e Prefeitura de Piraquara. Para visitar o local é necessário comprovante de vacinação da febre amarela.

As caminhadas têm duração de no mínimo uma hora (ida e volta). O programa de visitação aos Mananciais da Serra é ideal para passeios em família ou em grupos e é possível fazer alguns trajetos de bicicleta. Espécies nativas da flora e da fauna enfeitam a paisagem ao longo do caminho, passando pelas trilhas do Carvalhinho e do Santuário São Francisco, com 500 metros de percurso cada, pela Trilha do Salto, de um quilômetro, rumo à Trilha da Chaminé, com 1,5 quilômetro de extensão e, por fim, a Estrada do Carvalho, com percurso de 2,5 quilômetros.

“A possibilidade de visitação faz com que as pessoas tenham acesso aos recursos naturais do Estado, da sua biodiversidade, e compreendam que nós dependemos dela no dia a dia. Isso facilita com que tenhamos uma mudança na cultura, na ideia de conservação, que precisa ser passada para as próximas gerações”, afirma Rafael Andreguetto, diretor do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra.

Exposições 
Outras atrações no local são as exposições permanentes que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém no local. “A vida nos Mananciais da Serra” está exposta na Casa da Memória, espaço que preserva e apresenta parte importante da história do saneamento no Estado. Ali ainda é possível apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I). No Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra (CEAM), a exposição “A história da Barragem do Cayuguava” conta a história desta que é a primeira grande barragem para reservação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.

Nos Mananciais da Serra ficam os primeiros reservatórios de Curitiba, fundamentais para a cidade no começo do século 20. A qualidade da água é garantida graças a uma legislação de proteção da Mata Atlântica, que inibe atividades potencialmente poluidoras na região. Criada em 1996, a APA possui 88 km² pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Piraquara, importante contribuinte para a Barragem Piraquara I.

Dicas para a visitação

  • Use roupas e calçados confortáveis
  • Leve repelente, protetor solar ou artigos para proteção da chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva)
  • É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche
  • O comprovante de vacina contra a febre amarela é obrigatório, devido ao aumento de casos da doença registrados no Paraná

É proibida a entrada de animais domésticos, deixar lixo, nadar, pescar, caçar ou retirar animais e plantas. Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Os Mananciais da Serra ficam na Estrada da Barragem, s/n – Vila Fuck (Entremar) – Piraquara. Mais informações pelos e-mails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br.

SERVIÇO: Visitação aos Mananciais da Serra
Datas: 8, 9 e 29 de fevereiro e 1, 14, 15, 28 e 29 de março
Horário: 8h30 às 17h30 (com entrada permitida até as 16h)
Local: Mananciais da Serra | Estrada da Barragem, s/n – Vila Fuck (Entremar) – Piraquara
Entrada gratuita