Os trabalhos inscritos para esta edição devem seguir o tema “Maravilhas do Brasil no futuro”

Em 2019, a proposta era recriar obras perdidas com o incêndio do Museu Nacional. Foto: Divulgação

O concurso oficial do Topia Art Experience está com inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro. Podem participar artistas digitais de todo o Brasil nas categorias 2D e 3D e a premiação inclui desde ingresso, hospedagem e transporte até sketchbooks e prints de artistas convidados. A arte exclusiva para o evento deve ter a temática escolhida para esse ano: “Maravilhas do Brasil no Futuro”. O objetivo, além de promover a criação artística, é fomentar o pensamento sobre o que queremos construir para o país. Os ganhadores serão divulgados no site do evento até o dia 26 de fevereiro.

“Se, por um lado, é fundamental destacar o contexto nacional, por outro, com a aproximação do final da década, se intensifica uma necessidade não só de se rever e reavaliar o passado mas, principalmente, de projetar o futuro que imaginamos e/ou que queremos construir para o país”, destaca a produtora Gabriela Antônia Rosa.

A proposta para o concurso do Topia 2020 é criar peças que considerem a importância de locais históricos que são considerados “Maravilhas do Brasil”, colocando-os em um contexto futurista. Os participantes podem escolher um ponto de partida para a criação, justificando sua escolha na inscrição ou a partir de locais selecionados previamente pela organização do evento.

Foram selecionados 14 lugares de todas as regiões do país: Oficina Brennand, Teatro Amazonas, Jardim Botânico, Catedral da Sé, Forte dos Reis Magos, Fortaleza de São José de Macapá, Real Gabinete Português de Leitura, Mercado Ver-o-Peso, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Edifício Copan, Cidade de Ouro Preto, Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, Hotel Tropical Tambaú e Elevador Lacerda.

O regulamento está disponível no site do evento, onde é possível esclarecer todas as dúvidas. Desde o surgimento do Topia Art Experience, a organização propõe, para os concursos, temas relacionados ao Brasil. Em 2018, o objetivo era que os participantes recriassem personagens de lendas brasileiras. Em 2019, a proposta feita para os artistas foi a de que escolhessem artefatos perdidos com o incêndio do Museu Nacional e recriassem essas peças e suas respectivas histórias.

Requisitos e premiação
Os artistas interessados no concurso podem desenvolver a arte em qualquer software, desde que façam uma criação digital. Serão aceitas diferentes tipos de criação digital: ilustração, personagem, cenário ou desenvolvimento de props. Os trabalhos enviados vão concorrer nas categorias 2D e 3D e, para participar, o artista deve ter mais de 18 anos (ou ter autorização dos pais) e residir em território brasileiro.

Cada uma das categorias terá três vencedores e as artes serão escolhidas por artistas convidados da terceira edição do Topia e por professores da Escola Revolution. Para o primeiro lugar, a premiação inclui um ingresso, hospedagem para os quatro dias do evento, transporte até Curitiba, um sketchbook e dois prints. Já para o segundo lugar, haverá um ingresso, um sketchbook e dois prints. E para o terceiro lugar será concedido um ingresso para o evento e dois prints.

Sobre o evento
A próxima edição do Topia acontece de 30 de abril a 03 de maio de 2020, no Expo Unimed e no Teatro Positivo, e pretende transformar Curitiba na capital das artes digitais. O intuito do evento é fomentar o mercado brasileiro de artes digitais e tradicionais, reunindo mil participantes de todo o Brasil e artistas com experiências nos grandes nomes do cenário internacional, como Blizzard, Disney, Marvel, DreamWorks, Netflix, Ubisoft, Gameloft, entre outros.

Entre os confirmados para a próxima edição, estão nomes reconhecidos ao redor do mundo como a russa Maria Panfilova, a chilena Fernanda Suarez, o polonês Darek Zabrocki e o brasileiro Rafael Chies, radicado na França. E ainda os brasileiros Will Murai, Gilberto Magno, Luiza Mcallister e Thiago Lehmann, Paulo Ignez, Álvaro Ribeiro, Rayner Alencar, André Castro, Letícia Gillett, Jorge Eduardo, Eduardo Vieira, Victor Harmatiuk, João Paulo Bragato e o estúdio Claytrix.

O Topia é um evento idealizado para estudantes e profissionais que trabalham nas mais diferentes áreas da indústria de entretenimento, como Concept Art, 3D, Character Design, Games e VFX. Durante quatro dias de evento acontecem palestras sobre o setor com foco no mercado de entretenimento e desenvolvimento artístico, oficinas e a oportunidade de apresentar o portfólio para profissionais reconhecidos em sessões de Portfólio Review, além de sessões de desenho de modelo vivo, aquarela e pintura. A venda de ingressos acontece pelo site oficial do evento.