Concurso fotográfico “Paisagem Inusitada” está com inscrições abertas até o dia 23 de outubro
O Observatório do Espaço Público da Universidade Federal do Paraná, com apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e XV ENEPEA, está promovendo o concurso fotográfico “Paisagem Inusitada”. O desafio para os participantes é redescobrir e representar a paisagem vivenciada neste novo cotidiano imposto pelo isolamento durante a pandemia da Covid-19.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro. A participação é aberta apenas para maiores de 18 anos. Cada concorrente pode enviar apenas um trabalho. Todas as regras, ficha de inscrição e até um passo a passo de como criar uma paisagem inusitada estão disponíveis no site oficial do concurso.
A divulgação do resultado será no dia 26 de novembro, durante a plenária final do XV Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo (XV ENEPEA). Os vencedores receberão livros da Editora da UFPR e cursos de fotografia on-line do Cannon College.
O objetivo do concurso é levar os participantes a descobrir uma nova forma de enxergar os espaços cotidianos, despertar os sentidos para situações e espaços inusitados do lugar em que vive. “A ideia é encontrar uma paisagem inusitada no universo micro do participante. Algo que fuja do olhar desatento do cotidiano e surpreenda o olhar”, afirma em um texto o professor Alessandro Fila Rosaneli, coordenador e curador do concurso.
Segundo Rosaneli, a comissão organizadora espera ser “poeticamente surpreendida”. “Que as pessoas comecem a olhar para suas casas de modo mais artístico, revelando a essência dessa construção intelectual que é a paisagem”, aponta.
A ideia do concurso nasceu dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do Observatório do Espaço Público e também tem como inspiração as paisagens inusitadas captadas por alunos da disciplina de Fundamentos do Paisagismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. “É uma atividade de ensino sendo extrapolada para um concurso, que já está sendo divulgado internacionalmente”, destaca o professor Rosaneli.
Os trabalhos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo podem ser vistos na página Paisagem Inusitada, no Facebook. As fotos estão nos comentários das postagens.