Concurso de crônicas marca os 50 anos da Academia Feminina de Letras do Paraná

Ex-presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Lygia Lopes dos Santos, é homenageada no nome do concurso

A Academia Feminina de Letras do Paraná e o Centro de Letras do Paraná acabam de lançar o Concurso de Crônicas Lygia Lopes dos Santos, uma das atividades comemorativas dos 50 anos da Academia Feminina de Letras e com o objetivo de incentivar a produção literária, identificar novos escritores e revelar talentos.
O tema é “Vamos falar de amor?”. As inscrições podem ser feitas até 25 de junho de 2021 pelo e-mail concursodecronicas@hotmail.com. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site academiafemininade7.wixsite.com/concurso.
O concurso homenageia a autora Lygia Lopes dos Santos, que presidiu a Academia Feminina de Letras do Paraná no período de 2004 a 2016 e participou da Diretoria do Centro de Letras em várias gestões. Filha da fundadora da AFLP, professora Pompília Lopes dos Santos, e do professor, escritor e membro da Academia Paranaense de Letras, Dario Nogueira dos Santos, Lygia fez licenciatura na PUCPR.

“Com as pedras desiguais da vida,
Lygia Lopes dos Santos compõe
seu notável mosaico literário”
Helena Kolody

Em 1978, publicou seu livro de contos “Dança do Caos”, com apreciações de Helena Kolody e Denise Guimarães e prefácio de Valfrido Piloto. Lygia, ainda tem várias publicações em revistas, livros, jornais e coletâneas. Mas sua grande satisfação era escrever crônicas.

VEJA TAMBÉM: Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2021

Na educação, foi proprietária e diretora de escola, além de professora em várias instituições de ensino. Trabalhou na Fundação Cultural de Curitiba, de 1973 a 2000, ocupando cargos de coordenação e chefia. Em 1982, fundou a Livraria Dario Vellozo, da qual foi coordenadora durante cinco anos e também foi criadora da Livraria da Universidade Federal do Paraná, em 1988.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.