Publicado em 3 de julho de 2020

O primeiro Centro Cultural da ONG de artistas terá capacidade para atender mais de 200 crianças em contraturno escolar

 Instituto Incanto

Primeira sede do Centro Cultural Instituto Incanto será reformada para aumentar capacidade de atendimento. Foto: Divulgação

Em meio ao caos da pandemia mundial, a ONG Instituto Incanto tem uma nova missão: reformar o seu primeiro Centro Cultural, no bairro Santa Quitéria. O espaço pretende ser uma referência em educação artística para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Curitiba e região. O local, que até o início desse ano era gerenciado pela ONG CID (Centro de Integração Digital), terá sua capacidade de atendimento aumentada em cinco vezes.

Qualquer pessoa que queira contribuir para a reforma do lugar, pode fazer uma doação neste link.

O Instituto Incanto (Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias) atua desde 2017 na conexão entre voluntários artistas com outras ONG’s para que sejam aplicadas aulas regulares de arte, cultura e tecnologia. Está presente em 11 comunidades na grande Curitiba e atende 17 Casas Lares em projetos que impactam diretamente a vida de mais de 500 jovens.

Para a presidente do Instituto Incanto, Camila Casagrande, o centro será um ambiente de treinamento com foco na profissionalização de alunos e capacitação de professores. “Como não tínhamos essa capacidade estrutural ficávamos travados. Nós vamos investir esforços e treinar mais multiplicadores da metodologia de ensino da ONG para ampliar nossa rede de atuação”, explica.

História e missão

O novo espaço tem história na vida do Instituto e da própria Camila Casagrande. “Aos 15 anos, iniciei um grupo de dança em que eu dava aulas gratuitas para crianças carentes justamente nesse bairro. A partir dessa iniciativa que o Incanto começou a nascer e é bem emocionante voltar onde tudo começou”, ressalta.

VEJA TAMBÉM: Aplicativo Paraná Solidário direciona doações de roupas e cobertores a instituições

A sinergia entre instituições e voluntários artistas do Incanto promove atividades regulares de dança, teatro, música, circo, artes visuais, poesia, fotografia, produção audiovisual, eletrônica, robótica e programação. No novo complexo essas mesmas aulas serão ofertadas em um ambiente exclusivo da ONG e mantém a proposta de gratuidade a todos os participantes.

“As aulas são ferramentas de humanização e pertencimento. Mesmo com pouco tempo de vida, colecionamos histórias de superação entre os nossos alunos. E esse é só o começo,” conclui Camila Casagrande.

Mais informações sobre o Instituto Incanto no site institutoincanto.org.br, no Instagram ou pelo telefone (41) 99758-5118, com Camila.

 

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

Leave A Comment