Companhia curitibana migra para o teatro on-line com estreia de dois espetáculos

Peças foram criadas pelo ator e dramaturgo Humberto Gomes, conhecido por levar o teatro para espaços não convencionais, como elevadores e saídas de emergência

O multiartista Humberto Gomes, da Companha Ganesh, estreia duas empreitadas on-line durante o mês de março: a experiência teatral audiovisual “Resposta ao Espaço Tempo”, obra solo que nasceu na pandemia e retrata o encontro de uma pessoa com ela mesma, com estreia marcada para o dia 26 de março e “Caixa Acústica”, uma série de performances audiovisuais provocada e dirigida por ele e inspirada em Peter Brook e Yoshi Oida, com sete artistas de sua trupe, que terá seu lançamento no dia 4 de abril.
Os espetáculos poderão ser vistos gratuitamente. Para ter acesso, basta fazer um cadastro simples no Sympla. As peças foram gravadas em fevereiro de 2021, seguindo todos os protocolos sanitários necessários.
A Cia. Ganesh é um coletivo teatral que atua em Curitiba há quinze anos e possui como enfoque de criação o desenvolvimento de trabalhos cênicos para espaços não convencionais, já tendo realizado espetáculos em ambientes como um elevador, quarto de hotel e uma saída de emergência. Com a pandemia, e a impossibilidade do encontro com a plateia durante o isolamento social, a criação audiovisual tornou-se aliada nos processos criativos da companhia, permitindo que a equipe pudesse dar continuidade a pesquisa desenvolvida ao produzir obras em locações singulares e nunca antes pensadas: as casas dos artistas.
Humberto vê com esperança o futuro do teatro. “O teatro vai continuar sendo o teatro. O espaço para ser ocupado sempre vai existir, a maior reflexão sobre o futuro é sobre o que vai ser necessário falar e que vai ser necessário assistir”. Para ele, o maior desafio da adaptação para o on-line foi a perda do jogo espontâneo com o público, e a maior potência, a oportunidade de atingir um público maior que talvez não tivesse acesso à obra devido à distância.

Sobre os espetáculos

Em “Resposta ao Espaço Tempo”, criada, dirigida e encenada pelo próprio Humberto, os espectadores acompanham uma pessoa que, durante a quarentena, encontra uma carta e recebe uma mensagem de alguém do seu passado. A partir disso, misteriosas coincidências começam a acontecer.

VEJA TAMBÉM: Pelo Brasil: Cantos de Xícaras apresenta temporada on-line até 27 de março

Já na experiência teatral “Caixa Acústica”, o público assiste a pequenas cenas resultadas de um workshop online realizado em 2020 sobre Processos Criativos e Ocupação dos Espaços – no caso, as casas dos atores participantes. Chamadas de Pequenas Pílulas Acústicas, as cenas foram criadas pelos artistas, lapidadas dramaturgicamente e dirigidas por Humberto Gomes. As cenas são diretamente associadas às coleções particulares de cada um dos envolvidos: histórias, memórias, crenças, valores, desejos, segredos, estudos e investigações teóricas advindas das obras de Peter Brook e Yoshi Oida.
Ambos os projetos contam com o incentivo da Lei Aldir Blanc via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo, e são produzidos pela Pomeiro Gestão Cultural. Os projetos também prevêem oficinas e bate-papos abertos para a comunidade.

Programação dos espetáculos on-line da Companhia Ganesh

RESPOSTA AO ESPAÇO TEMPO
26 de março, às 20h20
Dramaturgia, direção e atuação de Humberto Gomes.
A apresentação é gratuita e, para receber o ingresso, basta se cadastrar no Sympla 
CAIXA ACÚSTICA
04 de abril, às 20h: Acústico#1 Mordaça – Letícia Gardasz
06 de abril, às 20h: Acústico#2 Vamos Dançar? – Adriano Carvalhaes
08 de abril, às 20h: Acústico#3 Fuga – Mayara Nassar
10 de abril, às 20h: Acústico#4 Sem Stress – Filippe Thome
12 de abril, às 20h: Acústico#5 Luz – Sandy Keller
14 de abril, às 20h: Acústico#6 Servidos – Vitor Dias
16 de abril, às 20h: Acústico#7 Terreno – Babi Ferreira
Todas as apresentações são gratuitas e, para receber o ingresso, basta se cadastrar no Sympla 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.