Programação traz filme brasileiro considerado “estranho”, biografia de guitarrista do tropicalismo e crítica ao assédio sexual
Camile Triska, com assessoria de imprensa
O Cine Passeio virtual já está com uma nova programação virtual, disponível até 20 de janeiro. Os filmes podem ser assistidos no www.cinepasseio.org. Na sala Cine Vitória, que tem exibições gratuitas, um dos longas-metragens é o brasileiro “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso, lançado em 2014. Embora tenha sido premiado, divide opiniões, sendo considerado pelos críticos uma produção ousada, inovadora e estranha.
O filme de ficção é uma crítica ao desenvolvimento econômico brasileiro por meio da história de um cortador de cana-de-açúcar que deixa o canavial para embarcar em sua primeira missão espacial.
VEJA TAMBÉM: Cultura pelo Brasil: Belas Artes à La Carte transmite gratuitamente “My French Film Festival”
Outra longa-metragem em cartaz é o equatoriano “Morte em Berruecos”, de Caupolicán Ovalles, um thriller policial de época inspirado no assassinato de General Antonio José de Sucre, venezuelano conhecido pelas lutas de independência de países da América Latina, além de ter sido o primeiro presidente da Bolívia.
Dois documentários também fazem parte da programação. “Inaudito”, de Danielly O.M.M. e Gregorio Gananian, conta um pouco da história do guitarrista Lanny Gordin, um dos personagens do tropicalismo e transformação da música brasileira, e “Chega de Fiu Fiu”, de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, que retrata e debate o assédio sexual sofrido por mulheres em espaços públicos.
A parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR Play também continua, desta vez com o “El Invierno”, de Emiliano Torres e o suspense “El Manto de Hiel”, de Gustavo Corrado – ambos sem legendas em português.
Filmes pagos
Já na sala virtual Cine Plaza, com cobrança de ingressos, tem a estreia do thriller “Contágio em Alto Mar”, de Neasa Hardiman, com a história de luta da tripulação de um barco irlandês contra um parasita que ameaça sua sobrevivência. O filme foi premiado no Da Vinci Festival do Estados Unidos e indicado em um dos mais prestigiosos festivais de cinema fantástico do mundo, o Sitges, na Espanha.
Ainda continuam em cartaz na sala os lituanos “O Castelo dos Sonhos”, de Lina Luzyte, e “O Advogado, de Romas Zabarauskas, o suspense holandês “Segredos Nas Montanhas”, de Urszula Antoniak, a comédia porto-riquenha “Pequeninos – A Inocência Não Tem Preço”, de Sergio Pucci, além do suspense australiano “Greenfield: Segredos Explosivos”, de Julius
Telmer e Jevgeni Jevsicov.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.