Caravana Cultural leva conscientização sobre prevenção da covid-19 ao litoral paranaense

São promovidas atividades lúdicas sobre medidas preventivas ao novo coronavírus, além de outros temas, como destinação correta de lixo

Até o dia 31 de janeiro, as praias de Ipanema, Shangrilá, Praia de Leste, Caiobá, Matinhos e Guaratuba, além da Ilha do Mel, assim como a praia do Rio Paraná, localizada no munícipio de Porto Rico, no Norte do Paraná, recebem a ação “Caravana Cultural”, dentro da Operação Verão Consciente, para conscientizar os veranistas sobre a prevenção da covid-19.
Cerca de 30 artistas circenses, de oito circos diferentes, participam da ação, além de um grupo de alunos de enfermagem, turismo e educação física, sendo a primeira vez que a operação atua com outras frentes no projeto.
“A Caravana Cultural tem o objetivo de levar um pouco de alegria e conscientização para os veranistas, mostrando a importância do distanciamento social, da utilização constante de máscaras e do uso do álcool em gel. Todo cuidado é pouco e essas atitudes podem salvar aqueles que mais amamos”, comenta Carol Scabora, uma das produtoras do projeto, que ainda ressalta a importância da participação dos artistas no projeto, uma vez que, devido à pandemia, esses profissionais também tiveram suas atividades suspensas.

VEJA TAMBÉM: Bala de banana de Antonina agora tem registro de Indicação de Procedência

Durante a ação, serão realizadas atividades lúdicas e divertidas com os veranistas. Segundo Carol, abordar o tema dessa maneira ajuda na captação da informação para muitas pessoas e, também, por muitas vezes acaba persuadindo mais. “As crianças adoram! Chamam os pais para aprenderem juntos a lavar as mãos com os palhaços. Elas também ajudam a cobrar os pais a não deixarem de usar máscaras e não se aglomerarem. Os próprios pais interagem e recebem as ações de conscientização de uma forma divertida e que chega direto ao imaginário de cada um”, aponta.
Durante a operação, os veranistas ainda serão orientados sobre temas que envolvem saúde social, como destino de resíduos de consumo e combate à proliferação do mosquito da dengue.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.