Cine Passeio exibe documentário sobre um dos maiores pintores brasileiros

Programação on-line ainda tem clássico do cinema mundial, drama de um dos maiores cineastas latino-americanos e filme brasileiro que mescla ficção e realidade

Camile Triska, com assessoria de imprensa
Um documentário sobre Siron Franco, considerado por intelectuais um dos maiores pintores brasileiros é um dos destaques da programação on-line desta semana do Cine Passeio, válida até 14 de abril. As exibições acontecem pelo site www.cinepasseio.org. Já as salas do cinema continuam fechadas ao público por tempo indeterminado.
Quando começou sua carreira de pintor, Siron ouviu do pai o que a maioria dos artistas ouve: quem resolveu fazer arte acaba morrendo de fome, mas ele respondeu: eu como pouco. Hoje, aos 73 anos, tem uma carreira de pintor, escultor, ilustrador, desenhista, gravador e diretor de arte elogiada e admirada por críticos. Toda a sua trajetória, seus dilemas e processos criativos são contados no documentário “Siron. Tempo Sobre Tela”, de André Guerreiro Lopes e e Rodrigo Campos, com exibição gratuita.
Entre as apresentações de graça, continua em cartaz o clássico “Apocalypse Now: Final Cut”, a terceira versão da obra-prima de Francis Ford Coppola, remasterizada e com 30 minutos de cenas inéditas – inclusive, vale lembrar que o cineasta completou 82 anos de idade em 7 de abril.

VEJA TAMBÉM: Filme curitibano está disponível na Amazon Prime

Outro filme que entra na segunda semana de exibição gratuita é a “Partida”, de Caco Ciocler, que faz um paralelo entre a realidade e a ficção. Na história, um grupo viaja ao Uruguai, no final de 2018, para passar a virada do ano ao lado do ex-presidente Pepe Mujica. Entre os viajantes, um empresário rico e a atriz Georgette Fadel, que deseja se candidatar à presidência do Brasil em 2022.
O drama “O Recurso do Método”, de 1978, dirigido por Miguel Littin, um dos principais cineastas latino-americanos, também pode ser assistido de graça. Baseado na obra homônima do cubando Alejo Carpentier, a história mostra o presidente de uma república
latino-americana que está na Europa e recebe a notícia do levante de um general em seu país. Ele retorna e sufoca a rebelião, mas ao voltar para o continente europeu, tem fotos do massacre publicadas e acaba se instalando um guerra mundial.
Já pela parceria do Cine Passeio com o Consulado da Argentina em Curitiba, são indicados o suspense “Corazón Muerto’, de Mariano Cattaneo, e a comédia clássica “Casamiento em Buenos Aires”, ambos exibidos sem legendas.

Programação com cobrança de ingressos

Para aqueles que procuram filmes recém-lançados, há seis opções de títulos, todos com cobrança de ingressos. Na programação, estreia o drama alemão “Uma Mulher Inesquecível”, de Eliza Petkova, selecionado para o Festival de Berlim de 2020.
Continuam em cartaz o drama de guerra franco-argelino “Terminal Sul: Luta Por Liberdade”, de Rabah Ameur-Zaïmeche, a ficção-científica de suspense “Prisioneiro Espacial”, de Luke Armstrong, a comédia francesa “A Poucos Passos de Paris”, de Virginie Verrier, além do drama chileno “Nona: Se Me Molham, Eu Os Queimo”, de Camila José Donoso e do romance francês “Um Amor Proibido: Escute o Som do Seu Coração”,
de Arnold de Parscau.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.