Aproveite o feriadão para visitar museus em Curitiba

A maioria dos museus em Curitiba estará aberto em quase todos os dias do feriadão de Carnaval

museus em curitiba
Museus em Curitiba estarão abertos em quase todo o Carnaval. Na foto, exposição no Museu Paranaense. Crédito: Mariana Alves

Quem não gosta da folia pode aproveitar o feriadão de Carnaval para conhecer os museus em Curitiba. A maioria dos espaços só fechará na segunda (24/02). Apenas o Museu de Arte Sacra estará fechado em todos os dias, pois passa por obras de restauração. Confira as datas e horários de abertura no final da matéria.
No Museu Oscar Niemeyer (MON), haverá uma programação especial para o feriado chamada “Carnaval Cultural” com oficinas de adereços e visitas mediadas à exposição “Luz ≅ Matéria”. No domingo (23/02), das 11h às 17h, será realizada a oficina Adereços, utilizando técnica tridimensional, ministrada pela equipe do Educativo do MON. A atividade gratuita ocorrerá na Sala de Oficinas, no Subsolo do Museu, e será repetida na quarta-feira de cinzas (26/02), das 13h às 17h.
Também está programada para domingo e quarta, sempre às 16h30, uma visita mediada à sala expositiva 3, onde está a mostra “Luz ≅ Matéria”, que apresenta diversas obras do acervo do MON. E quem estiver no MON pode visitar ainda as outras exposições em cartaz, como a mostra “Fronteiras em Aberto” da 14ª Bienal Internacional de Curitiba, que “Mariana – Christian Cravo”, “O mundo mágico dos Ningyos” e “África: mãe de todos nós”.
Ainda dentro do MON, está instalado temporariamente o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que apresenta a exposição “Pequenos gestos: memórias disruptivas” apresenta obras de artistas do acervo em diferentes conjunturas e territórios, que romperam com narrativas que normalizavam e naturalizavam discursos e mecanismos de opressão.
No MuMA, mostras da Bienal de Curitiba ocupam todas as salas expositivas. São elas: a CUBIC 4, que apresenta a produção de 36 jovens artistas e a “Poema – Processo, a Última Vanguarda”, sobre a corrente artística que ficou conhecida como o último movimento vanguardista no Brasil, além da mostra “Fluindo Naturalmente”, que descreve a harmoniosa relação entre homem e natureza, e a “Nômades e Fronteiriços”, com obras que trazem corpus estéticos da Suíça, dos Estados Unidos, da Itália, do Chile, da Argentina, de Portugal e da China para outros contornos e situações.
A Bienal de Curitiba também está presente em três exposições no Museu da Gravura, que fica dentro do Solar do Barão, onde também está localizado o Museu da Fotografia de Curitiba.

História

Já no Museu Paranaense (MUPA), os visitantes podem  conferir a exposição “Ephemera/Perpétua”, que ocupa três salas do andar superior do prédio histórico do Museu Paranaense (MUPA). Multidisciplinar, a mostra reúne cerca de 180 peças do acervo do museu e instituições parcerias, apresentando um conjunto de exsicatas, pinturas, fotografias, vídeos, zoólitos milenares, livros, manuscritos, além de plumárias, adornos e lanças de diferentes etnias indígenas. É possível visitar também  também: “Ocupação do território paranaense”, “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “Imigração no Paraná”, “Igrejas ucranianas no Paraná”, “Em foco: Iria Corrêa” e “Aproximações: ucranianos e poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná”, do fotógrafo João Urban.
Para quem deseja saber mais sobre a história do setor audiovisual, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), tem a exposição “Ilhas da Imaginação”, que faz um recorte no acervo tridimensional da instituição, composto por mais de mil itens, entre câmeras fotográficas, filmadoras, moviolas, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros equipamentos ligados às áreas de cinema, fotografia, rádio e televisão. A mostra propõe um percurso que parte desse acervo, passa por dados históricos, técnicos e curiosidades, fomentando a imaginação ao guiar o visitante pelas memórias de cada objeto.
Vivenciar o cotidiano do artista norueguês Alfredo Andersen é a experiência que o visitante pode experimentar no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA). O espaço exibe parte do acervo do pintor, além de objetos e documentos da escola-ateliê. E no Museu do Expedicionário (MEXP), o acervo de fotografias, mapas, documentos, peças, ilustrações, filmes e livros retrata a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

Ingressos

Os museus têm entrada gratuita, exceto o Museu Oscar Niemeyer e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, que cobram ingressos de R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos não pagam. Nas quartas, a entrada é gratuita para todo o público.

Horários dos museus em Curitiba durante o Carnaval

22/02 23/02 24/02 25/02 26/02

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

10h às 18h 10h às 18h FECHADO 10h às 18h 10h às 18h


Museu de Arte Contemporânea
do Paraná
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

10h às 18h 10h às 18h FECHADO 10h às 18h 10h às 18h

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco

10h às 16h 10h às 16h FECHADO 10h às 16h 12h às 17h30

Museu de Imagem e do Som
do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro

10h às 16h 10h às 16h FECHADO 10h às 16h 9h às 18h


Museu do Expedicionário
Praça do Expedicionário, s/nº – Centro

10h às 12h
14h às 17h
10h às 12h
14h às 17h
FECHADO FECHADO 13h às 17h

Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco

10h às 16h 10h às 16h FECHADO 10h às 16h 12h às 18h

Museu Municipal de Arte
Avenida República Argentina, 3430 – Portão Cultural

10h às 19h FECHADO FECHADO 10h às 19h 10h às 19h

Solar do Barão
(Museu da Gravura e Fotografia)
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro

12h às 18h 12h às 18h FECHADO 10h às 18h 9h às 12h
13h às 18h


Museu de Arte Sacra
R. Dr. Claudino dos Santos, 49 – Largo da Ordem

FECHADO FECHADO FECHADO FECHADO FECHADO