Campanha alerta sobre casos de violência contra população LGBTI+

Casos de violência contra população LGBTI+ aumentaram durante o período de pandemia da covid-19

lgbti
Os casos de violência contra a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexo) aumentaram neste ano, principalmente durante o período de isolamento social. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), somente entre as pessoas trans houve um crescimento de 39% de assassinatos durante o primeiro semestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2019. Um estudo realizado pelo coletivo #VoteLGBT em parceria com Pesquisa Manas ainda apontou que cerca de 43% da população LGBTQI+ disse ter tido a saúde mental afetada na pandemia.
Para alertar sobre a importância de combater essa violência, a Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba acaba de lançar uma campanha, que explica o que é o crime de LGBTIfobia, os canais disponíveis para denúncias, orientações de saúde para a população LGBTI+, e onde é possível procurar ajuda.

VEJA TAMBÉM: Gente Leite Quente: Gilda

“A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus potencializou questões de vulnerabilidade e risco da população LGBTI+. Essa campanha reforça o compromisso da Assessoria de Direitos Humanos – Diversidade Sexual na busca da superação das vulnerabilidades, da discriminação e do preconceito”, afirmou o assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Roberto Ruthes.
A orientação é que as pessoas denunciem os crimes de LGBTIfobia caso presenciem ou saibam de algum caso. Os canais para denúncia são o 156, que é a Central de Atendimento da Prefeitura; o 100 – Disque Direitos Humanos; o 190 – da Polícia Militar; o 153 – da Guarda Municipal; e o 180 da Central de Atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar.

Onde procurar ajuda

Para as pessoas LGBTI+ que precisam de algum tipo de ajuda, podem procurar a Secretaria Municipal da Saúde. Serviços dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Fundação de Ação Social (FAS) e a Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba.
lgbti
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!