Boqueirão Fashion Day ganha versão digital

Em um novo formato por causa da pandemia, neste ano o Boqueirão Fashion Day tem vídeos de editorias de moda divulgados em redes sociais

Boqueirão Fashion Day
Bastidores da gravação da quarta edição do Boqueirão Fashion Day. Foto: Thiago André Costa

 
Nesta terça-feira (11/08), acontece a quarta edição do Boqueirão Fashion Day (BFD), que ganhou uma edição especial on-line por causa da pandemia. Serão divulgados dois editoriais de moda no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba, assim como no Facebook da Prefeitura de Curitiba, que ficarão disponíveis para o público.
O editorial de moda do BFD Digital foi ilustrado com tecidos vindos de empresas de confecção da Rua Doutor Bley Zornig e aborda a diversidade da população que frequenta a “Rua das Malharias” de Curitiba. A representação dessa variedade está no casting dos modelos, cada um mostrando as muitas diferenças: no grupo, há modelos pluz size, idoso, negro, amputado e LGBTQ+.
Os próprios comerciantes, que em geral ficam nos bastidores, e a Rua da Cidadania, palco das edições anteriores, também são protagonistas dessa edição virtual.
O evento sempre trazia dezenas de modelos desfilando durante todo um dia. Neste ano, apenas oito modelos foram selecionados, que fizeram as gravações dos desfiles e fotos em horários diferentes para respeitar o distanciamento social. Máscaras de tecido foram itens obrigatórios e estão nos looks apresentados.

Moda curitibana

O Boqueirão Fashion Day foi idealizado para promover e fortalecer as 947 empresas têxteis do Boqueirão, que formam um forte polo do setor, concentrado principalmente nas 130 empresas do ramo na Rua Doutor Bley Zorning e arredores, além de estimular a cadeia da moda e da inovação de Curitiba.
“Com a criação do Boqueirão Fashion Day, a Prefeitura atendeu uma demanda antiga dos empresários da região por ações que valorizem o polo local. Tem sido um grande sucesso, a população reconhece a importância desse polo têxtil”, diz o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias.

VEJA TAMBÉM: Projeto acadêmico no Instagram traz resgate histórico da Ópera de Arame

Na primeira edição do evento, em 2017, a apresentação contou com 42 modelos. Na primeira vez em que os corredores da Rua da Cidadania do Boqueirão se transformaram em passarela, as criações exibidas eram de estilistas do bairro e de alunos de design de moda.
Já em 2018, o Boqueirão Fashion Day contou com quatro desfiles, 36 estilistas convidados, 63 modelos profissionais e 14 personalidades femininas curitibanas das áreas de direitos dos animais, literatura, moda, design, cultura e jornalismo. Nas peças, a valorização da arte local, desde os cachecóis, echarpes e xales da artesã Pedrina Maria dos Santos até as peças da designer Suelli Zavvadinack criadas  paraGisele Bündchen.
No ano passado, em 2019, o evento levou à passarela a moda inclusiva, mostrando uma coleção voltada às pessoas com deficiências da estilista Bruna Brogin. As peças foram apresentadas por uma cadeirante, uma pessoa que usa prótese nas pernas, uma pessoa com deficiência intelectual, outra com baixa visão e um cego, que desfilaram os trajes feitos com a colaboração deles.
Ao todo, 60 modelos desfilaram na passarela do Boqueirão Fashion Day 2019, que teve os desfiles de coleções de Ygor Botelho e produções alunos e professores do curso de Design de Moda do Centro Europeu inspiradas na coleção de acessórios “Curitiba, sua Linda”, homenageando a cidade. Já os alunos do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário do Senai apresentaram uma coleção inspirada na época medieval.
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!