Beijos que unem os contos de fadas clássicos

Livro de artista paranaense traz a memória dos contos de fadas por meio dos beijos clássicos em todas as histórias

A princesa que beija o sapo, e o sapo vira príncipe. O príncipe que lança um beijo para a Bela, que sopra um beijo para a Fera. Beijar é algo comum nas histórias de contos de fadas. Pensando nisso, a artista plástica paranaense Márcia Széliga Giller é o beijo. Partindo dessa premissa, ela resolveu produzir “Beije-me!”, livro que acaba de ser lançado, escrito e ilustrado por ela.

Márcia explica que “Beije-me!” é uma obra para todas as idades, pois traz a memória dos contos clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, entre outros.
A ideia principal foi fazer a ligação de um conto a outro por meio do beijo. Para isso dar certo, era preciso montar um roteiro coeso, que proporcionasse a leitura das imagens e fizesse sentido. Mas, como nem todos os contos podem ser conhecidos pelo público, a artista paranaense resolveu criar diálogos curtos, que trouxesse referência aos contos.
“Desse jeito, facilita o interesse dos leitores em buscar conhecer mais sobre as histórias e também para que educadores possam trabalhar com o livro em sala de aula”, explica a artista paranaense.

Paixão pela literatura infantil

Foi 1991, que Márcia iniciou sua trajetória pela Literatura infantil. Foi ilustradora das “Lições Curitibanas” e desde então ilustrou mais de 100 livros de diversos autores, sendo ela própria autora de cinco títulos.
Pontagrossense de nascimento, a artista veio ainda adolescente morar em Curitiba, onde foi aluna de grandes mestres da Arte Paranaense, entre 1981 a 1984, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

VEJA TAMBÉM: Livro infantil fala de respeito, diversidade e aceitação com personagem autobiográfico

Em 1989, após viver um tempo na Amazônia em uma tribo indígena, viajou para a terra de seus antepassados, a Polônia, para estudar Desenho Animado na Academia de Belas Artes de Cracóvia, pois queria que seus desenhos ganhassem vida própria e movimento. Por lá, também se apaixonou pelos livros ilustrados. Na época, pensou “é isso que quero fazer quando voltar para o Brasil”. Em seu retorno, começou a sua história em meio às histórias infantojuvenis.
“Beije-me”, que tem projeto gráfico de Axel Giller, ilustrações da própria artista flores desenhadas e coloridas por Nicole Szélica Giller, filhos de Márcia, tem em 64 páginas e está à venda no site www.artessenciastudio.com.br ao custo de R$ 40.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.