Bate-papo virtual discute as relações entre a arte e a saúde mental

Segundo encontro do programa virtual Arte, Saúde Mental e Reticências abordará o trabalho em Centros de Atenção Psicossocial

Nesta quarta-feira (02/06) acontece o segundo encontro do programa virtual Arte, Saúde Mental e Reticências, realizado pelo projeto Reticências, que promove um bate-papo descontraído sobre como promover a interação e integração entre essas áreas por meio da linguagem da palhaçaria. A transmissão será a partir das 20h, pelo YouTube Reticências Curitiba.
Os convidados serão o palhaço, ator, coordenador artístico da Trupe da Saúde, Hique Veiga, que tem formação em psicoterapias corporais e já desenvolveu uma pesquisa por meio da arte com usuários do sistema do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e o psicólogo Bruno Biachi, que atua em CAPS e é especialista em Gestão Pública e defensor da luta antimanicomial.

VEJA TAMBÉM: Dramaturgas em Cena: CiaSenhas de Teatro abre seleção para textos inéditos de autoras brasileiras

A conversa será conduzida por Thays Teixeira, professora, palhaça, improvisadora e integrante do projeto Reticências, acompanhada pela palhaça Nanique, interpretada por Nicole Sourient, que também faz parte do projeto.
O projeto Reticências iniciou suas atividades em 2019, realizando intervenções artísticas de palhaços e palhaças nos CAPS, além de produzir crônicas e textos poéticos a partir da experiência desses encontros. Com as restrições da pandemia em 2020, a equipe, impedida de estar presencialmente nas unidades, ampliou o escopo de suas ações com outras propostas que serão realizadas ao longo de 2021, como uma radionovela, oficinas artísticas e o programa de bate-papo Arte, Saúde Mental e Reticências
O vídeo do primeiro bate-papo do programa, que aconteceu em abril, com Maria Ravazzani, arte educadora, e Sylvia Cardim, médica psiquiátrica, está disponível no canal do YouTube. O terceiro e último encontro está previsto para para 30 de junho, com Samuel Rabay, músico e Educomunicador, e Deby Eidam, assistente social.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.