Atividades culturais marcam o aniversário do programa Curitiba Lê

/, Eventos Culturais, Literatura/Atividades culturais marcam o aniversário do programa Curitiba Lê

Aniversário do Curitiba Lê tem intensa programação
sobre a leitura

Programa Curitiba Lê completa oito anos com intensa programação sobre a leitura. Foto: Cido Marques/FCC

O programa de leitura nos bairros da Fundação Cultural de Curitiba comemora oito anos de atividades ininterruptas com diversas atrações. A 3ª Semana Curitiba Lê acontece de 16 a 23 de abril com rodas de leitura, mediações de cinema, oficinas, varais literários, pausa poética, palestras e contação de história. A participação é gratuita.

As atividades são focadas no universo da leitura, explica Mariane Torres, coordenadora de Literatura da Fundação Cultural. Dentro da programação existem também eventos para os interessados na promoção do hábito de ler, como agentes de leitura, bibliotecários, professores e estudantes. A palestra de abertura, Leitura, Mediação e Senso Comum: Crítica e Formação, com Fabíola Farias, é um dos exemplos. Outras duas palestras para profissionais são Leitura e Mediação na Escola e Voz e Relação na Roda de Leitura.

Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail: coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br. Confira a programação completa no final da matéria.

Conheça mais sobre o Curitiba Lê
Criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o programa Curitiba Lê é composto por ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

O Curitiba Lê conta com 15 Casas da Leitura e o Bondinho da Leitura no calçadão da Rua XV de Novembro. Além dos espaços físicos, o programa também promove ações diretas junto à comunidade, como rodas de leitura e contações de histórias, laboratórios de leitura, palestras, seminários e oficinas de análise e criação literária.

A coordenadora avalia o progresso do programa. “Percebemos o trabalho que o Curitiba Lê fez nos últimos anos pela reação das pessoas quando chegamos aos espaços onde desenvolvemos roda de leitura. No começo, a gente precisava explicar as ações. Agora, já ligam nos procurando e entendem a importância que a leitura tem na vida das pessoas”, diz Mariane.

Programação da 3º Semana Curitiba Lê

16 de abril
MINI-OFICINA LITERATURA INDÍGENA: MEMÓRIA, IDENTIDADE E ANCESTRALIDADE
Leitura de obras literárias de autoria indígena acompanhada de diálogos sobre a relação entre as narrativas, as memórias ancestrais e a identidade nativa. Com Thiago Correa, mediador de leitura do Programa Curitiba Lê.
Classificação: 16 anos
Horário: 9h às 12h
Local: Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – Centro). Telefone: 3323-665

CURITIBA EM 24 QUADROS POR SEGUNDO – VIVA O CINEMA!
Mostra de curtas curitibanos financiados pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura de Curitiba: O Fim do Recreio, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa; Cortejo, de Joba Tridente e Marcos Stankievicz Saboia; Tesouro, de Carla Pioli e Willy Schumann; e Relicarium, de William de Oliveira.
Com mediação de Ana Paula Vaz, mediadora de leitura do Programa Curitiba Lê.
Classificação: 16 anos
Horário: 14h às 15h30
Local: Solar do Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – Centro). Telefone: 3323-6653

PALESTRA DE ABERTURA: LEITURA, MEDIAÇÃO E SENSO COMUM: CRÍTICA E FORMAÇÃO
Com Fabíola Farias, coordenadora da rede de bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte. Para todos os interessados na promoção da leitura, agentes de leitura, bibliotecários, professores e estudantes
Horário: 19h30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273). Telefone: 3321-2840

17 de abril
DIÁLOGOS LITERÁRIOS – HILDA HILST: VIDA LÍQUIDA
Diálogo sobre a vida e a obra da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004). Haverá contato com diversos gêneros literários experimentados pela autora: a crônica, o conto e a poesia, passando por temáticas tipicamente hilstianas, como o amor, a morte, o sarcástico, o cotidiano e o grotesco.
Com mediação de Alexander Brasil, Igor Kierke e Tatiane Phauloz, do Programa Curitiba Lê
Classificação: 18 anos
Horário: 16h às 18h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273). Telefone: 3321-2840

18 de abril
PALESTRA: VOZ E RELAÇÃO NA RODA DE LEITURA: A EXPERIÊNCIA NO CURITIBA LÊ
Com Diamila Medeiros, doutoranda em Letras/ Estudos Literários e Mestre em Letras (UFPR). Realiza pesquisa sobre poesia brasileira contemporânea. Mediadora de leitura e orientadora de cursos de formação na área.
Horário: 9h
Local: Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – Centro). Telefone: 3323-6653

PALESTRA: LEITURA E MEDIAÇÃO NA ESCOLA
Voltado a todos os interessados em trabalhar com leitura de literatura no ambiente escolar, como mediadores de leitura, professores e agentes de biblioteca Com Lucas Buchile, mediador de leitura, contador de histórias, ator, escritor e gestor de eventos culturais.
Horário: 10h
Local: Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – Centro). Telefone: 3323-6653

CENAS DE LEITURA – DRAMATURGIA RODRIGUEANA
A partir de uma experiência de leitura coletiva da dramaturgia de Nelson Rodrigues, o encontro propõe a reflexão das particularidades do texto dramatúrgico e as potencialidades desse gênero literário para o trabalho de mediação e formação do leitor. Com Ali Freyer, Daniele Campos e Leandro Toporowicz, mediadores de leitura do Programa Curitiba Lê.
Classificação: 14 anos
Horário: 14h às 17h30
Local: Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – Centro). Telefone: 3323-6653

BATE-PAPO COM LUCI COLLIN: POESIA EM TEMPOS DE CRISE
A premiada autora curitibana Luci Collin conversa sobre o lugar da poesia e da arte em tempos de apagamento da importância da educação, do conhecimento e da arte para as sociedades.
Mediação: Diamila Medeiros – Doutoranda em Letras/ Estudos Literários e Mestre em Letras (UFPR).
Horário: 19h30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273). Telefone: 3321-2840

23 de abril
MESA REDONDA: LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA
Com Marta Morais, Lúcia Cherem, Renata Telles e Milena Martins. Apresentação, em parceria com a UFPR, sobre experiências bem-sucedidas de práticas de leitura de literatura no ambiente escolar. Voltado a professores, agentes de biblioteca, mediadores de leitura, estudantes.
Horário: 19h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro). Telefone: 3321-2840

 

2018-04-18T18:20:08+00:00 18 abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta