Às vezes, aos domingos: Série de lives reúnem autores e autoras paranaenses

O projeto “Às vezes, aos domingos” busca dar visibilidade aos autores locais durante a pandemia

As autoras paranaenses Jaqueline Conte e Jô Bibas são as convidadas da próxima edição de “Às vezes, aos domingos”, projeto idealizado pelos escritores curitibanos Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos. O bate-papo, onde uma faz uma entrevista com a outra, será em 18 de outubro, a partir das 17 horas, no Instagram @jobibas.

“Às vezes, aos domingos” surgiu quando Guido Viaro sugeriu a Marcio Renato dos Santos: vamos fazer uma live? Ele não apenas aceitou, mas propôs uma série, sempre com dois autores ou autoras paranaenses, no Instagram de um(a) do(a)s convidado(a)s, com apoio da Soma de Ideias e da Tulipas Negras.

“O nome, em alguma medida, explica o projeto: são encontros que acontecem às vezes, nem sempre, mas aos domingos”, diz Marcio Renato dos Santos, que denominou a série de lives já com proposta de quatro edições. Já participaram os escritores Jonatan Silva, Carlos Machado, João Lucas Dusi, Etel Frota, Ernani Buchmann e, na estreia do projeto, os dois coordenadores e curadores da proposta, Guido Viaro, autor de 18 romances, e Marcio Renato dos Santos, autor de oito livros de contos.

VEJA TAMBÉM: Curitibana indica livros de escritoras brasileiras no Instagram

“Há um subtítulo, escritor entrevista escritor, que pode se alterar, por exemplo, para escritora entrevista escritora”, comenta Marcio, referindo-se ao próximo encontro com Jaqueline Conte e Jô BIbas. “Participei, seja nos bastidores, na plateia ou no palco, de encontros de escritores e escritoras e o formato que parece ser o mais interessante é justamente este: um autor ou uma autora entrevista outro autor ou autora. Cada convidado, por ser criador, tem sensibilidade para compreender nuances da literatura e elaborar perguntas instigantes”, afirma.

O projeto teve início em julho e não tem data para acabar. “Em tese, podemos seguir indefinidamente. Afinal, há inúmeras vozes, autoras e autores para participar desses encontros, em geral, interessantíssimos”, diz Marcio, que finaliza convidando a todos para os próximos encontros. “Vamos prestigiar e celebrar as vozes da literatura feita a partir do Paraná, vozes que precisam de visibilidade e atenção pela potência que possuem”, afirma.

Saiba quem sobra as convidadas desta próxima edição, em 18 de outubro,
da série de lives “Às vezes, aos domingos”

Jaqueline Conte
Jornalista, pesquisadora e escritora, doutoranda em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra e mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. É autora dos livros infantojuvenis “Na casa amarela do vovô, Joaninja come jujubas” (MercadoLivros, 2016), “Passarinho às Oito e Pouco” (Insight, 2019) e “Os Jornais de Geraldine” (Arte & Letra, 2019). Jaqueline ainda é integrante do Núcleo Gestor do Coletivo de autores Era Uma Vez.

Josiane Mayr Bibas (Jô Bibas)
Fonoaudióloga e empreendedora social, há oito anos fundou e coordena a OSC Freguesia do Livro, que faz livros chegarem livremente a quem precisa deles. Coordena o grupo de autores de LIJ de Curitiba, do Coletivo Era Uma Vez. Jô ainda é ilustradora e escritora de literatura infantil e juvenil tem os seguintes livros publicados: “A Coceira de Bartolomeu” (Editora Insight, 2015), “Um Verão na Ilha” (Editora Inverso, 2018), “O Tesouro das Férias” (Editora Insight, 2019) e “Doeu, Bartolomeu?” (Ed. Insight, 2019).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Curitiba de Graça lança campanha de financiamento coletivo

Colabore com o Curitiba de Graça e seja um benfeitor do jornalismo cultural Ao menos, nos últimos dois anos, você...

Pedreira Paulo Leminski tem estreia do filme “Como cães e gatos 3: Peludos Unidos!”

O terceiro filme da franquia terá várias sessões neste fim de semana, no Planeta Drive-In Curitiba Nesta semana, o Planeta Drive-In Curitiba, na Pedreira Paulo...

Brasis no Paiol em Casa anuncia edição de outubro com dez shows

Em outubro, apresentações do Brasis no Paiol serão de artistas do Paraná e São Paulo Enquanto a vacina do coronavírus não chega, o Brasis no...

Seis editoras brasileiras se unem para incentivar a diversidade e tolerância religiosa

Projeto "Andar com Fé eu Vou" disponibiliza oito audiolivros gratuitos para promover a tolerância religiosa Para ajudar a promover a diversidade e tolerância religiosa, seis...

Associação Socorro aos Necessitados faz live para iniciar comemorações de seu centenário

Aniversário de 100 anos da Socorro aos Necessitados terá vários eventos ao longo do próximo ano Em 2021, a Socorro aos Necessitados completará 100 anos,...

Veja Também

close-link