Aniversário do Museu Oscar Niemeyer tem ações especiais para os visitantes

Entre as ações de 18 anos do Museu Oscar Niemeyer, está entrada gratuita para visitantes que completam a mesma idade neste ano

Por Camile Triska, com informações da assessoria de imprensa

O Museu Oscar Niemeyer (MON) completa 18 anos neste próximo domingo. Para celebrar, algumas ações foram preparadas para a ocasião: entre os dias 22 e 28 de novembro, os visitantes que completam 18 anos em 2020 terão entrada gratuita e também ganharão de presente máscaras personalizadas.

“Sabemos que muitos visitantes não puderam comemorar o aniversário neste ano por conta do isolamento social. Agora que o MON está novamente aberto, com todos os protocolos de segurança, esta é uma maneira de comemorarmos juntos e celebrar este momento, inspirados pela arte e seu poder de unir as pessoas”, comenta Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.

Outra ação comemorativa acontecerá entre os dias 22 e 25 de novembro, quando o fotógrafo Dico Kremer estará no museu fotografando os visitantes enquanto percorrem as exposições. As imagens poderão ser vistas nos stories do MON no Instagram.

A ação é uma conexão com a exposição “Gente no MON”, em cartaz no museu, que apresenta imagens feitas pelo fotógrafo entre 2016 e 2019, quando registrou milhares de visitantes no museu.

No domingo (22/11) também ocorre o último encontro virtual de 2020 do programa “Artistas do Acervo”, edição “Conforto em Confronto”, com transmissão ao vivo pelo canal do MON no YouTube, às 16h. A live terá como convidada a artista Fernanda Magalhães, com mediação do professor e curador Paulo Reis.

VEJA TAMBÉM: Exposição na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa mostra a cultura da capoeira

A loja do MON ainda terá promoções para os visitantes na semana de aniversário. Entre os dias 22 e 28, diversos produtos estarão com descontos especiais e cada 100 reais em compras na loja dará direito a um ingresso para o museu.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos tanto na bilheteria quanto no site www.museuoscarniemeyer.com.br, onde também estão explicados todos os protocolos de segurança seguidos no espaço, como limitação de público e uso obrigatório de máscaras, por causa da pandemia da covid-19.

O endereço é Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no FacebookInstagram e no hotsite museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde estão sendo disponibilizadas diversas atividades virtuais.

O famoso Museu do Olho

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer, administrado pelo Governo do Paraná, é o maior museu de arte da América Latina, com um acervo que tem aproximadamente 7 mil peças abrigadas m um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições.

O espaço cultural já recebeu cerca de 350 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. A cada ano são realizadas mais de 20 exposições, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes.

O acervo do MON tem obras de renomados artistas, como Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros. As peças ficam na Reserva Técnica e no Laboratório de Conservação e Restauro, onde são armazenadas seguindo critérios museológicos internacionais e são selecionadas periodicamente para exposições no local.

O MON ainda mantém um Setor Educativo que desenvolve atividades para famílias, crianças, jovens, adultos e grupos com necessidades especiais, como materiais pedagógicos, visitas mediadas, oficinas artístico-pedagógicas, cursos, seminários e capacitações dirigidas a estudantes e professores.

Entre as atividades ofertadas estão a Colônia de Férias (janeiro e julho), o premiado Arte para Maiores, MON para Educadores, Uma Noite no MON (para crianças), o MON para Todos e oficinas com artistas convidados, denominadas “Artistas do Acervo”.

Vista área do Museu Oscar Niemeyer, com o anexo do olho à frente. Foto: Divulgação

Muitas pessoas não sabem, mas o prédio original, sem a torre e o “olho”, foi projetado por Oscar Niemeyer para ser uma instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP). Além do prédio principal, o projeto previa a construção de um ginásio e uma sala maternal com jardim de infância, que nunca foram construídas.

Esse primeiro prédio foi concluído em 1978 e abrigou as secretarias do Estado do Paraná até o início dos anos 2000, quando começaram as negociações para a transformação do espaço em um museu de arte. Em 2002, Oscar Niemeyer, então com 93 anos, foi convidado para fazer um projeto de reestruturação para o museu e, ao ser informado sobre a grandiosidade do terreno, projetou um anexo em forma de olho, que a população acabou incluindo em um apelido para o local, o Museu do Olho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Curitiba tem exibição gratuita e ao ar livre de filmes natalinos clássicos

Sessões de cinema acontecerão no Terraço do Cine Passeio e Coreto Digital do Passeio Público Por Camile Triska, com assessoria...

Filme brasileiro que concorre como candidato ao Oscar estreia no Cine Passeio

Nova programação presencial traz os nacionais e premiados "Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou" e "Pacarrete" Por Camile Triska, com...

Exposição no Ventura Shopping traz ângulos diferentes de Curitiba

“Um Olhar, Uma Curitiba”, de Daniel Castellano, segue em cartaz até o fim do ano Até o final do ano está em cartaz no Ventura...

Semana de atividades on-line do História Viva celebra o Dia Internacional do Voluntário

Atividades têm objetivo de ajudar a formar novos voluntários Em 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. Para celebrar a data e...

Linha Turismo funcionará todos os dias em dezembro

Trajeto da Linha Turismo percorre 26 pontos turísticos e passageiros podem fazer embarques e desembarques ilimitados Como parte da programação de Natal de Curitiba, a...

Veja Também

close-link