Publicado em 3 de abril de 2020

Fundação Cultural de Curitiba disponibiliza o acervo
histórico e artístico da cidade virtualmente

foto mostra uma estante com vários volumes

População tem acesso on-line a acervo histórico e artístico de Curitiba. Foto: Cido Marques/FCC

Pesquisadores e o público têm a possibilidade de conhecer o acervo histórico e artístico do município de Curitiba. A Fundação Cultural de Curitiba abriu a sua plataforma no sistema Pergamun, permitindo a consulta on-line do acervo artístico dos museus e do acervo histórico da Casa da Memória.

O sistema dá acesso às informações técnicas e à visualização das obras existentes no Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Museu Municipal de Arte – MuMA e Museu de Arte Sacra.

A consulta ao acervo histórico possibilita visualizar cerca dez mil imagens da Casa da Memória com temas como imigração, famílias pioneiras, vistas da cidade, projetos de construção do início do século 20, casas comerciais, cinemas, cafés e confeitarias, detalhes de praças, ruas e construções que permitem uma viagem à cidade de fins do século 19 até meados do século passado.

VEJA TAMBÉM: Universidade Positivo abre 5 mil vagas gratuitas para curso on-line de felicidade

Também é possível consultar as referências bibliográficas e documentais existentes na Casa da Memória e o acervo de obras literárias existentes nos espaços de leitura.

O processo de atualização e revisão dos dados do acervo para o sistema Pergamum é uma atividade permanente, o que permite acrescentar e disponibilizar novas informações mensalmente aos usuários. O acervo histórico e artístico da FCC é formado por mais de 330 mil itens.

Outras exposições

Também já estão disponíveis para visualização, no site da Fundação Cultural, as exposições Presença Negra em Curitiba e Curitiba – Tempo & Memória. A primeira esteve aberta de março de 2018 a fevereiro de 2020 na Casa Romário Martins; a segunda, contendo a história da ocupação da cidade desde os primeiros registros arqueológicos aos dias de hoje, foi aberta em março de 2019 no Memorial de Curitiba.

Leave A Comment