Rodas de conversa, oficinas, seminários, exposições e baile estão entre as atividades
Rodas de conversa, oficinas, seminários, exposições e baile. Essas são algumas das atividades que serão promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Curitiba, entre os dias 16 e 31 de agosto, em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, lembrado em 17 de agosto.
As iniciativas são realizadas em parceria com o Museu Paranaense, a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio e a Fundação Cultural de Curitiba e buscam destacar o papel dos espaços de sociabilidade negra na formação da sociedade brasileira e paranaense, mostrando a importância e riqueza da herança cultural africana e afrodescendente nessa região do país.
No dia 16 de agosto, a Superintendência do Paraná recebe uma roda de conversa sobre a articulação dos Clubes Sociais Negros com as administrações públicas municipais no estado. Em seguida, haverá a abertura da exposição Clubes Sociais Negros do Paraná, com curadoria de Geslline Giovana Braga e Brenda Santos, feita a partir de mapeamento dos Clubes Sociais Negros, realizado pelo Iphan em 2014, e de acervo do Museu Paranaense.
Já no dia 17 de agosto, o Museu Paranaense abrigará o seminário de pesquisa Clubes Sociais Negros do Paraná, que reunirá diversos estudiosos sobre a temática. O seminário é parte da contrapartida social do projeto Dos traços aos trajetos: a Curitiba negra entre os séculos XIX e XX, do edital de Pesquisas Urbanas da Fundação Cultural de Curitiba. A conferência de encerramento do seminário será proferida pela professora Giane Vargas Escobar, da Universidade Federal do Pampa.
Na mesma data, a sede do terceiro Clube Social Negro em atividade mais antigo do país, a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, receberá, com o apoio o Iphan, uma roda de conversa sobre discotecagem com Seu Osvaldo, o primeiro DJ do país. Logo em seguida, no mesmo local, haverá uma oficina aberta de Dança de Gafieira, que deverá servir como aquecimento para uma noite com muita música no Baile Nostalgia.
A partir de 18 de agosto, serão realizadas várias outras atividades para discussão e promoção do Patrimônio Cultural afro-brasileiro do Sul. A exposição Clubes Sociais Negros do Paraná permanecerá aberta à visitação até o dia 30 de novembro e, junto a ela, serão realizadas oficinas de confecção de boneca Abayomi e de penteados afro voltadas ao público escolar, paralelamente a mostras de filmes sobre a temática. Um deles será o documentário Sob a estrela de Salomão, que aborda a dinâmica de (re)construção e manutenção da Sociedade Operária Beneficiente 13 de Maio como lugar de identidade e memória negra na capital paranaense. O filme será exibido e debatido na tarde do dia 24 de agosto, com a presença de suas realizadoras.
Por fim, a Casa Romário Martins recebe uma roda de conversa sobre a pesquisa e gestão de acervos para a história e memória das comunidades negras. A iniciativa também inclui a exposição Presença Negra em Curitiba, exibida no local. O evento acontece na manhã do dia 31 de agosto.
Todas as atividades são gratuitas. Mais informações na página do Facebook ou no site portal.iphan.gov.br/pr. Confira a programação completa abaixo:
Abertura da exposição Clubes Sociais Negros do Paraná
Data: 16 de agosto, às 18h
Local: Superintendência do Iphan no Paraná – Rua José de Alencar, 1808 – Juvevê
Seminário de pesquisa Clubes Sociais Negros do Paraná
Data: 17 de agosto, às 9h
Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 – São Francisco
Conferência com Profª Dra. Giane Vargas Escobar
Data: 17 de agosto, às 14h
Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 – São Francisco
Roda de conversa com Seu Osvaldo, primeiro DJ do Brasil
Data: 17 de agosto, às 16h
Local: Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio – Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 – Centro
Oficina aberta de Dança de Gafieira, e Baile Nostalgia
Data: 17 de agosto, às 19h
Local: Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio – Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 – Centro
Exibição e debate do filme Sob a estrela de Salomão
Data: 24 de agosto, às 15h
Local: Superintendência do Iphan no Paraná – Rua José de Alencar, 1808 – Juvevê
Roda de conversa Presença Negra em Curitiba
Data: 31 de agosto, às 10h
Local: Casa Romário Martins – Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem – São Francisco