Pioneira no uso da viela de roda, Raine Holtz se apresenta gratuitamente no sábado, 20 de outubro
Quem gosta de música folclórica vai se emocionar com o show da cantora e compositora Raine Holtz, autodidata em diversos instrumentos musicais, entre eles a incomum viela de roda, que leva o público em uma viagem aos países do Mediterrâneo. O show acontece no Paço da Liberdade no sábado, 20 de outubro, às 17h. A entrada é gratuita.
Raine tece uma musicalidade excêntrica e bastante multifacetada, influenciada pelos mais distintos polos, como música clássica, folk tradicional europeu, oralidades brasileiras e música mediterrânea. A viela de roda, instrumento de origem medieval característico de Raine, permeia a maior parte de suas composições. Como uma musicista de saltimbancos, Raine tornou-se figura conhecida nos pontos turísticos de Curitiba.
A viela de roda
A viela de roda é um dos instrumentos musicais mais raros do mundo, contando com uma comunidade pequena, embora crescente no Brasil, sendo a artista uma das pioneiras em seu uso na atualidade nacional.
Originada provavelmente das vielas de arco europeias e do Oriente Médio, os primeiros registros da viela de roda datam do século IX, ilustrada nas iconografias das igrejas de Santiago da Compostela em sua forma mais primitiva, o organistrum, grande instrumento musical tocado por duas pessoas sentadas. Com o passar do tempo, ele foi adaptado para o uso de apenas um instrumentista, e se tornou popular objeto do tradicionalismo camponês europeu.
Comum na música tradicional de países como França, Espanha, Hungria e também na Galícia, teve seu auge definitivo no período Renascentista, quando foi tomada pela corte francesa, como um dos diversos símbolos do resgate bucólico estético em que viviam, e sofreu grandes alterações em sua construção para se tornar o que conhecemos e reproduzimos hoje. Durante a Revolução Francesa, a viela de roda quase encontrou seu fim e pouquíssimos registros permaneceram no país. Atualmente, poucos e dedicados músicos espalhados pela Europa e Estados Unidos ainda recriam a viela de roda seguindo diversos moldes históricos e regionais, disponibilizando este curioso costume musical para músicos empenhados em pesquisas históricas e recriações medievais.
Sobre Raine Holtz
Raine Holtz é a idealizadora e compositora por trás do projeto Through Waves, criado em 2006 como uma ferramenta autoterapêutica como uma íntima documentação sobre a constante busca de autoconhecimento da artista. Cantora, vielista autodidata e artista de rua, ela aprendeu a tocar diversos instrumentos musicais para criar sua arte e fundou seu selo independente The Schooner Harbour aos 16 anos de idade em 2006. Estudante de ballet clássico, mãe de um cão Shiba Inu, Kitsu, ela transicionou aos 22 anos de idade e permanece a única mulher trans do país a tocar viela de roda.
SERVIÇO: Show gratuito de Raine Holtz
Data: 20 de outubro
Horário: 17h
Local: Paço de Liberdade – Praça Generoso Marques, 189 – Centro
Entrada gratuita