Gravado em Curitiba, álbum tem obras de compositores poucos conhecidos, mas de grande relevância na história da música
Nesta próxima sexta-feira (24/09), acontece o lançamento do álbum “Nossos espíritos livres” – música na corte francesa nos séculos XVII. Após a transmissão, que será às 20h, no canal do YouTube do Estúdio Trilhas Urbanas, o álbum será divulgado em todas as plataformas digitais e em um CD.
Gravado pelos músicos Marília Vargas (soprano), Silvana Scarinci (arquialaúde, teorba) e Roger Burmester (alaúde, guitarra barroca), com a participação especial dos violinistas Juliano Buosi e Raquel Aranha, o álbum apresenta composições de Michel Lambert, Etiènne Moulinié, Pierre Guedron, entre outros compositores pouco conhecidos, mas que tiveram relevância no desenvolvimento da refinada linguagem das chamadas “airs de cour”, num momento de transições e mudanças dentro da história da música.
As “airs de cour”, de singela e delicada sonoridade, são canções estróficas, ou seja, com versos que se sucedem sobre a mesma música, geralmente acompanhadas por alaúde, numa combinação vocal e instrumental que faz lembrar a das canções da música popular brasileira.
O álbum foi gravado no Estúdio Trilhas Urbanas, com direção de Dirceu Saggin, e é fruto do projeto da Lei de Incentivo Municipal de Cultura de Curitiba com patrocínio do Grupo Positivo.