Entenda o que é a agulha gigante atravessando as paredes do Museu Oscar Niemeyer

Instalação é um símbolo do artista para tecer conexões entre arte e cidade

Quem passar pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) nestes próximos dias provavelmente irá reparar uma agulha gigante atravessando uma das paredes do prédio e deixando cair um fio também em grandes proporções. Mas, o que isso significa? Denominada “Tramas Vitais”, a obra é uma intervenção do artista curitibano Geraldo Zamproni que faz parte da Bienal Internacional de Arte Contemporânea do Sul (BIENALSUR) 2021.
Segundo o artista, a proposta da intervenção artística é provocar uma reflexão sobre valorização, uso e esquecimento dos espaços culturais, colocando os museus em evidência no espaço físico da cidade. A obra seria um símbolo usado para tecer conexões entre arte e cidade, unindo o ambiente urbano e cultural. “Procura-se evocar o cotidiano desses espaços e provocar a percepção do público sobre a importância dos museus em suas rotinas”, explica.

VEJA TAMBÉM: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões reabre para visitação, mas com agendamento

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Geraldo Zamproni é artista autodidata há mais de duas décadas. A estética de objetos industriais, como plástico, ferro e tecidos sintéticos, são uma marca do seu trabalho, assim como a forte interação com a arquitetura.

BIENALSUR

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea do Sul (BIENALSUR) é um projeto de arte e cultura em construção permanente organizada pela Universidade Nacional de Tres de Febrero, sediada em Buenos Aires, Argentina.
O projeto reúne artistas, curadores e instituições dos cinco continentes e realiza exposições e intervenções em diferentes museus, centros culturais, edifícios e outros espaços emblemáticos em uma cidade.
Por meio de convocatórias abertas internacionais, a BIENALSUR seleciona obras e projetos artísticos que busquem construir novas pontes de diálogo e reflexão entre a arte e a cultura. O propósito, segundo os organizadores, é criar uma rede global de colaboração no mundo da arte.

Visitação ao Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer está localizado na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. A intervenção “Tramas Vitais” pode ser vista gratuitamente, pois está no exterior do prédio. Para quem deseja visitar as exposições no interior, os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site www.museuoscarniemeyer.com.br, onde também estão explicados todos os protocolos de prevenção à covid-19 seguidos no espaço.
O horário de funcionamento é das 10h às 18h, de terça a domingo. Mais informações no Facebook, no Instagram ou no museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde são disponibilizadas diversas atividades virtuais.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img