Sofi Tukker é formada por um americano e uma alemã, mas cheias de referências brasileiras, incluindo poema de Paulo Leminski
Flávio Jayme, do Pausa Dramática
Se você conhece música pop já deve ter ouvido alguma música do casal que forma o Sofi Tukker. Sophie Hawley-Weld e Tucker Halpern se conheceram em Nova York, em 2014, quando se juntaram para formar o Sofi Tukker. E não tinham muito em comum.
Tucker é americano, ex-jogador de basquete que acabou virando DJ depois de ser obrigado a parar de jogar por motivos de saúde, é mais tranquilo e introspectivo. Sophie, alemã espevitada, morou seis meses no Brasil (onde ela afirma que aprendeu a se divertir) e é apaixonada pela nossa língua e por forró.
Em 2014, os dois se conheceram durante uma apresentação dele em uma universidade dos EUA e acabaram misturando a batida eletrônica dele com a criatividade dela emprestada da musicalidade brasileira.
Assim nascia Drinkee, primeiro hit da dupla com uma releitura do poema Relógio, de Chacal, cantada em português.
Drinkee está no primeiro EP da banda, Soft Animals, que tem também outra música em português, Matadora, que foi montada em cima do poema “Ai de mim, aipim”, também do Chacal.
Se você está se perguntando o porquê da banda utilizar tanto os poemas de Chacal, saiba que Sophie e ele se conheceram nos Estados Unidos e ali rolou a química.
VEJA TAMBÉM: #PausaApresenta Nova Música: Siso
Além da letra da música, outra referência à cultura latino-americana é a utilização do charango, um instrumento de cordas comum na América do Sul, que dá um certo toque de misticismo cigano às batidas eletrônicas.
Mostrando ainda mais a paixão pela língua e pela poesia brasileiras, em 2017, Sofi Tukker lançou o single “Johny”, no qual usa um poema de Paulo Leminski, aqui da nossa terrinha.
Na faixa Energia (uma das melhores da dupla), Chacal está de volta com seu poema Jeep Lunar. Esta faixa, inclusive, ganhou uma segunda versão com participação especial da brasileiríssima Pabllo Vittar.
Chacal também aparece mais uma vez no single Swing, em que o duo canta seu poema Uma Palavra, um jogo de trocadilhos e palavras em português.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=9TY_9BImp3Y” loop=”no” muted=”no” /]
Mas nem só de cantar em português vive o Sofu Tukker! Em 2018 eles se apresentaram no Brasil no festival Lollapalooza e animaram o público com faixas dançantes em inglês também. Em 2018, eles lançaram a viciante Batshit.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=VDndE432GpU&ab_channel=UltraMusic” loop=”no” muted=”no” /]
Como a influência brasileira não fica longa da dupla, em 2019 foi a vez de uma parceria com The Knocks e o lançamento de Brazilian Soul.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=1yiVLftINpw” loop=”no” muted=”no” /]
E em 2020, House Arrest, em parceria com Gorgon City e com forte pegada de música brasileira.
Conheça mais músicas da dupla
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=x7g_SWE90O8″ loop=”no” muted=”no” /]
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.